ANÁLISE ECONÔMICA E AMBIENTAL DAS ALTERNATIVAS DE RESTAURAÇÃO DO DÉFICIT DE RESERVA LEGAL EM MATO GROSSO DO SUL

Autores

DOI:

10.19093/res15030

Palavras-chave:

Reserva Legal, Código Florestal, Cadastro Ambiental Rural

Resumo

O Código Florestal brasileiro estabelece que os proprietários rurais mantenham parte de suas terras preservadas na forma de Reserva Legal. Entretanto, em Mato Grosso do Sul os proprietários não estão cumprindo com essa obrigação. Dessa forma, esse artigo tem como objetivo identificar e avaliar as alternativas disponíveis para a realização da adequação ambiental e legal de áreas de Reserva Legal degradadas em Mato Grosso do Sul. Para quantificar o déficit gerado por esse descumprimento utilizaram-se os dados do Cadastro Ambiental Rural. Além disso, foram construídos cinco cenários de utilização econômica da propriedade rural, o primeiro sem Reserva Legal e os demais com alternativas para a recuperação dessas áreas, conforme estabelecido pela legislação vigente. Esses cálculos foram realizados utilizando-se os conceitos de valor presente líquido (VPL) e taxa interna de retorno (TIR), os quais permitiram a obtenção do custo de oportunidade da produção de soja mais milho e da produção de cana-de-açúcar, isto é, culturas representativas da região. Os resultados mostram que as alternativas disponíveis no Código Florestal para a restauração ambiental têm resultados diferentes em cada um dos biomas de Mato Grosso do Sul. Em conclusão, para a adequação da Reserva Legal é necessário superar as barreiras econômicas e técnicas das alternativas de restauração ambiental.

Biografia do Autor

Luan Dias dos Santos, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Graduação em Gestão Ambiental pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Jonathan Gonçalves da Silva, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Doutor em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ/USP. Professor do Programa de Pós-graduação em Agronegócios da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Roselaine Bonfim de Almeida, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutora em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ/USP. Professora do Programa de Pós-graduação em Agronegócios da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Downloads

Publicado

2024-05-21

Como Citar

Dias dos Santos, L., Gonçalves da Silva, J., & de Almeida, R. B. (2024). ANÁLISE ECONÔMICA E AMBIENTAL DAS ALTERNATIVAS DE RESTAURAÇÃO DO DÉFICIT DE RESERVA LEGAL EM MATO GROSSO DO SUL. Revista De Estudos Sociais, 24(49), 132–151. https://doi.org/10.19093/res15030

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)