Masculinidades negras em disputa

Um olhar sob masculinidades, raça e classe social no cotidiano escolar

Autores/as

DOI:

10.31560/2595-3206.2022.16.13648

Resumen

O objetivo central deste estudo foi investigar como adolescentes negros moradores de periferias urbanas coconstroem suas masculinidades e como elas estão em disputa no cotidiano escolar. Para atingir os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa qualitativa subsidiada pela metodologia história de vida (SPINDOLA; SANTOS, 2003), por este caminho, três estudantes que apresentavam e vivenciavam diferentes masculinidades foram entrevistados. Os conceitos de masculinidade (CONNELL, 1995, 2000, 2016), raça (MBEMBE, 2014), interseccionalidades (CRENSHAW, 2004), entre outros, orientaram esta pesquisa. A análise permitiu perceber os modos como as masculinidades negras são hierarquizadas no cotidiano escolar, podendo provocar sexismo, machismo e homofobia. Foi possível perceber, também, a necessidade de desenvolver políticas públicas para esta parcela da população.

Biografía del autor/a

Paulo Melgaço da Silva Junior, FAETEC/RJ

POS DOUTORADO EM EDUCAÇÃO UFRJ, DOUTORADO EM EDUCAÇAO UFRJ

Publicado

2022-10-04

Cómo citar

Silva Junior, P. M. da. (2022). Masculinidades negras em disputa: Um olhar sob masculinidades, raça e classe social no cotidiano escolar. Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 5(16), 43–69. https://doi.org/10.31560/2595-3206.2022.16.13648

Número

Sección

Dossiê Temático: Masculinidades Negras

Artículos más leídos del mismo autor/a