Masculinidades negras em disputa
Um olhar sob masculinidades, raça e classe social no cotidiano escolar
DOI:
10.31560/2595-3206.2022.16.13648Abstract
O objetivo central deste estudo foi investigar como adolescentes negros moradores de periferias urbanas coconstroem suas masculinidades e como elas estão em disputa no cotidiano escolar. Para atingir os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa qualitativa subsidiada pela metodologia história de vida (SPINDOLA; SANTOS, 2003), por este caminho, três estudantes que apresentavam e vivenciavam diferentes masculinidades foram entrevistados. Os conceitos de masculinidade (CONNELL, 1995, 2000, 2016), raça (MBEMBE, 2014), interseccionalidades (CRENSHAW, 2004), entre outros, orientaram esta pesquisa. A análise permitiu perceber os modos como as masculinidades negras são hierarquizadas no cotidiano escolar, podendo provocar sexismo, machismo e homofobia. Foi possível perceber, também, a necessidade de desenvolver políticas públicas para esta parcela da população.
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