Análise das percepções de lojistas e comerciantes de Mato Grosso acerca da (não) contratação de pessoas trans

Authors

  • Kamila Michiko Teischmann kamilamichiko@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
  • Bruna Andrade Irineu brunairineu@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. https://orcid.org/0000-0003-1158-5000

Abstract

A partir de uma abordagem qualitativa, este texto partilha extrato de um estudo que objetivou analisar o cenário atual (2021-2023) da empregabilidade de pessoas trans no âmbito regional, através da perspectiva apresentada pelos/as empregadores/as: comerciantes e lojistas, que colaboraram com o desenvolvimento dessa pesquisa. A partir das percepções de 30 empregadores/as coletadas através de questionário contendo 15 perguntas (abertas e fechadas), o qual fora submetido online à resposta por comerciantes e lojistas locais, tendo tido 30 retornos. Para o adensamento das análises sobre as percepções de empregadores(as)/lojistas foi realizado levantamento e estudo bibliográfico concentrado nas teorias feministas, queer e especialmente transfeminista no que se refere às compreensões relativas ao cisgeneridade, identidade de gênero e orientação sexual, em diálogo com a realidade brasileira. A pesquisa aponta a baixa inserção de pessoas trans em postos de trabalho formais, tanto pela violência perpetrada na desproteção social – o que incorre na falta de qualificação profissional especializada - quanto pela dimensão interpessoal da transfobia - que fundamenta perspectivas incapazes de reconhecer positivamente a inserção de corpos diversos no ambiente de trabalho. Esses resultados apontam para urgência na implementação de políticas públicas de inserção e permanência das pessoas trans no ambiente acadêmico, cotas trans em programas de qualificação técnico-profissional e a criação de programas de incentivo a contratação de pessoas mediante a políticas de concessão de benefícios fiscais.

Author Biographies

Kamila Michiko Teischmann, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Advogada e Mestra em Política Social pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Pesquisadora do NUEPOM/UFMT. 

Bruna Andrade Irineu, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT.

Professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Política Social e Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Bolsista Produtividade em Pesquisa - CNPq. Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

Published

2024-10-21

How to Cite

Michiko Teischmann, K. ., & Andrade Irineu, B. (2024). Análise das percepções de lojistas e comerciantes de Mato Grosso acerca da (não) contratação de pessoas trans. Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 7(22). Retrieved from https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rebeh/article/view/18478

Issue

Section

Dossiê Temático "Trabalho e empregabilidade LGBTQIA+"

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>