Transmasculinidades e produção acadêmica
Uma revisão integrativa de literatura
Abstract
As transmasculinidades têm emergido cada vez mais nos debates sobre gênero e masculinidades, especialmente, no Brasil (Almeida, 2012; Ávila, 2014; Heinzelmann, 2020). Junto a isso, nota-se o aumento da participação da população transmasculinas no movimento social organizado tanto de pessoas trans quanto LGBTQIAPN+. Esse processo produziu visibilidade e, consequentemente, interesse no que se refere às produções acadêmicas no âmbito brasileiro. Nesse sentido, o presente artigo tem por objetivo analisar as produções científicas brasileiras produzidas com/sobre homens trans/pessoas transmasculinas, entre os anos de 2010 e 2020. Para tal, utilizamos como metodologia de pesquisa uma revisão integrativa de literatura realizada nas bases de dados: Scielo, Google Acadêmico, Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). A partir de critérios de inclusão e exclusão, chegou-se num total de 37 trabalhos acadêmicos divididos em: 14 artigos, 10 dissertações, 6 teses, 5 anais de congresso, 1 capítulo de livro e 1 trabalho de conclusão de curso. Esses trabalhos foram aqui analisados sob as seguintes perspectivas: 1) tipo de publicação, 2) temporalidade, 3) gênero de quem escreve: se pessoas cis ou trans, 4) região da publicação e 5) qual área de conhecimento mais têm se debruçado sobre o tema. O que se espera com este material é delinear um breve estado da arte sobre as produções acadêmicas realizadas com/sobre homens trans/pessoas transmasculinas e a partir dessa localização pensar caminhos para futuras pesquisas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a REBEH seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Brasileira de Estudos de Homocultura (REBEH), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.