Narrativas de Infâncias em Desvios: disputas à educação para o pleno desenvolvimento da pessoa

Autores

DOI:

10.31560/2595-3206.2020.9.10144

Resumo

Este texto tem por objetivo problematizar a compreensão das relações entre Educação, Cultura e Sexualidade, tendo por discussão a infância como um período de direito segundo a expressão da legislação como a Constituição de 1988, a Lei nº 8069/90 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 9.394/96. Assim, a questão que orienta este estudo é: as relações entre a educação como pleno desenvolvimento da pessoa é possível para infâncias dissidentes do modelo cis-heterossexual que normatiza a dimensão afetiva/sexual por meio da rejeição? Embasado pelas discussões acerca da educação e da sexualidade pelo viés dos Estudos Culturais, este estudo é qualitativo, exploratório e tem por método bibliográfico para problematizar a noção de desenvolvimento pleno da pessoa.

Biografia do Autor

Samilo Takara, Professor da Universidade Federal de Rondônia (UNIR)/ Campus Rolim de Moura

Professor da linha de Formação docente do Programa de Pós-Graduação em Educação do Campus José Ribeiro Filho e do Departamento de Educação da Universidade Federal de Rondônia - Campus Rolim de Moura. Pós-Doutor em Comunicação pela Universidade Estadual de Londrina/PR. Doutor e mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá/PR. Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste/PR. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estudos Culturais e Educação Contemporânea (GEPECEC/UNIR).

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Publicado

2020-08-31

Como Citar

Takara, S. (2020). Narrativas de Infâncias em Desvios: disputas à educação para o pleno desenvolvimento da pessoa. Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 3(9), 232–247. https://doi.org/10.31560/2595-3206.2020.9.10144

Edição

Seção

Dossiê Temático: Tornar-nos Criança: Auto-Etnografias, Cuidados e Reparações