Arqueologia do saber da produção científica e acadêmica sobre Drag Queens no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/2410051.8.23-8


Resumo

O texto aborda a produção científica e acadêmica sobre drag queens no Brasil, questionando quais são os determinantes dessa produção nos últimos 22 anos (2000 a 2022). A pesquisa teve como objetivo mapear, sistematizar e analisar a quantidade de trabalhos acadêmicos, como artigos, monografias, dissertações e teses sobre o tema, além de estabelecer um panorama da literatura nacional. A metodologia foi qualitativa, utilizando também elementos quantitativos, por meio de pesquisa documental e bibliográfica, com ênfase na arqueologia do saber de Michel Foucault, visando entender como o conhecimento sobre a temática foi moldado e construído. Os resultados indicam um crescimento do interesse pela temática, com um aumento significativo das publicações entre 2017 e 2020. A produção científica se destaca por uma abordagem interdisciplinar, atravessando áreas como comunicação, antropologia, psicologia e sociologia. O estudo classificou os autores em três grupos: os que veem a drag queen como uma potência de tensionamento do gênero, aqueles que exploram as subjetividades nas margens do discurso e um terceiro grupo que analisa a drag como parte da identidade teatral e cultural. Na conclusão, o autor enfatiza a importância de reconhecer o crescente interesse nos estudos sobre performance drag, além de valorizar as contribuições acadêmicas ao longo dos anos. O levantamento realizado serve como referência para pesquisadores na área e reflete a complexidade do universo drag no contexto brasileiro.

Biografia do Autor

  • Pedro Henrique Almeida Bezerra, Universidade Estadual do Ceará – UECE

    Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bacharel em Serviço Social. Tem experiência em docência do ensino superior no curso de Serviço Social do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE). Atualmente está como professor do curso de Serviço Social da UECE. Tem como áreas de interesse: serviço social, política de saúde, SUS e direito da criança e adolescente; estudos da performance, gênero e estudos pós/des/de/contra-coloniais.

Downloads

Publicado

05-04-2025

Como Citar

Arqueologia do saber da produção científica e acadêmica sobre Drag Queens no Brasil. (2025). Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 8(23). https://doi.org/10.29327/2410051.8.23-8