Como são construídas as expressões de gênero de pessoas não-binárias? Uma revisão integrativa
DOI:

Resumo
Propomos neste artigo investigar as formas pelas quais são construídas as expressões de gênero de pessoas não-binárias, na literatura científica brasileira das ciências humanas. Realizamos uma revisão integrativa de 2016 a 2023 nas bases de dados Periódicos CAPES e BVS. Atenderam aos critérios 17 artigos. Identificamos uma multiplicidade de sentidos produzidos sobre as não-binariedades, como a ideia de fluidez de gênero, as múltiplas constituições de identidades, as mudanças paradigmáticas sobre gênero, as ações performativas, e os embates discursivos com outras identidades trans. As não-binariedades não cabem em uma definição fechada, pois se constroem em devir. Novos estudos devem ser conduzidos para dar conta de outras dimensões e outros contextos de produção de conhecimento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a REBEH seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Brasileira de Estudos de Homocultura (REBEH), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.