"Boa noite, nega": Afetividades entre mulheres negras
DOI:

Resumo
“Meu amor: Seis histórias de amor verdadeiro” é uma série lançada no ano de 2021 pela Netflix. No quinto episódio da série, é apresentado o casal brasileiro Jurema e Nicinha, ambas mulheres negras, lésbicas e moradoras da Favela da Rocinha. A partir do cotidiano das duas, propomos analisar as relações entre imagens, lesbianidades negras, afetividade e seus efeitos educativos. A perspectiva teórico-metodológica que orientará as problematizações é a pós-estruturalista, o que significa entender o cinema, a produção de imagens como discurso que participa da construção dos sujeitos em tela. Estamos partindo do pressuposto de que os sujeitos são resultado de construções discursivas que acionam saberes e relações de poder. Nesse sentido, o filme em análise aposta na construção de afetividades entre duas mulheres negras faveladas, numa aproximação com os feminismos e as conquistas dos direitos das mulheres.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a REBEH seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Brasileira de Estudos de Homocultura (REBEH), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.