DESEMPENHO DE UM TRATOR AGRÍCOLA EM OPERAÇÕES DE PREPARO DE SOLO NO ESTADO DE MATO GROSSO
DOI:
10.31413/nativa.v7i3.7554Resumo
Objetivou-se avaliar o desempenho de um trator de 134 kW com quatro equipamentos de preparo do solo, sendo um escarificador 11 hastes, um subsolador 5 hastes, uma grade 28x28 (G1) e uma grade 24x26 (G2). O delineamento foi em blocos casualizados com esquema fatorial, onde avaliou-se principalmente a demanda de tração e o consumo de combustível em duas marchas de trabalho compatíveis para cada operação. As máximas demandas de tração foram: 44,9 kN (escarificação); 38,1 kN (subsolagem); 31,1 kN (G1); e 24,5 kN (G2). Os consumos operacionais não tiveram variação entre as marchas (4,5 e 6 km h-1) para a escarificação e subsolagem, com médias de 16,9 a 23,5 L ha-1, respectivamente. Com as grades, houve variação de 1,5 a 2 L ha-1 de economia quando operando em marchas mais rápidas, tendo-se o menor consumo de 12,9 L ha-1 (G1 a 7,3 km h-1) e 11,6 L ha-1 (G2 a 9,2 km h-1). Conclui-se que para mobilização do solo a até 0,3 m de profundidade, a escarificação é mais vantajosa que a subsolagem, promovendo economia de 6,6 L ha-1. Recomenda-se utilizar as marchas de maior velocidade, dentro do permitido para o tamanho do trator e para a qualidade da operação.
Palavras-chave: força de tração, consumo de combustível, escarificação, subsolagem, gradagem.
AGRICULTURAL TRACTOR PERFORMANCE IN SOIL TILLAGE OPERATIONS IN THE STATE OF MATO GROSSO - BRAZIL
ABSTRACT:
The objective of this work was to evaluate the performance of a 134 kW tractor with four tillage equipment, with a 11 shank light subsoiler (for scarification), a 5 shank heavy subsoiler, a Offset disk harrow 28x28 (G1) and a Offset disk harrow 24x26 (G2). The experimental design was in randomized blocks in factorial scheme, where traction demand and fuel consumption was evaluated in two ground speed for each operation. The maximum drawbar pull was: 44.9 kN (scarification); 38.1 kN (subsoiling); 31.1 kN (G1); and 24.5 kN (G2); The operational consumption did not vary between the ground speed allowed by the different gears (4.5 and 6 km h-1) for scarification and subsoiling, varying from 16.9 and 23.5 L ha-1, respectively. With the disk harrows, there was a variation of 1.5 to 2 L ha-1 of fuel savings when operating at higher gear, with the lowest consumption of 12.9 L ha-1 (G1 at 7.3 km h-1) and 11.6 L ha-1 (G2 at 9.2 km h-1). It was concluded that for soil mobilization up to 0.3 m depth, scarification is more advantageous than subsoiling, promoting an economy of 6.6 L ha-1. It is recommended to use higher speed gears, within the limits allowed for tractor size and operation quality.
Keywords: drawbar pull, fuel consumption, scarification, subsoiling, harrowing.
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