DESEMPENHO DO TOMATEIRO EM SISTEMA DE TUTORAMENTO VERTICAL EM ESPIRAL CONDUZIDO COM UMA OU DUAS HASTES

Autores

  • Juniomar Schmidt juniomars@gmail.com
    Engenheiro Agrônomo. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo IFES, campus Santa Teresa.
  • Caroline Merlo Meneghelli carol.merlo111@gmail.com
    Engenheira Agrônoma, Mestranda em Produção Vegetal pela Universidade Federal do Espírito Santo-UFES
  • Marcelo Rodrigo Krause agro.krause@gmail.com
    Estudante de Agronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo IFES, campus Santa Teresa
  • Marcos Vinícius Hell hell.marcosvinicius@gmail.com
    Engenheiro Agrônomo. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo IFES, campus Santa Teresa
  • Milson Lopes de Oliveira milsonlo@ifes.edu.br
    Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo IFES, campus Santa Teresa
  • João Nacir Colombo joaonacirc@yahoo.com.br
    Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo IFES, campus Santa Teresa
  • Ismail Ramalho Haddade ihaddade@gmail.com
    Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo IFES, campus Santa Teresa

DOI:

10.31413/nativa.v6i4.5443

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar a viabilidade agroeconômica do tomateiro em sistema de tutoramento vertical em espiral conduzido com uma ou duas hastes por planta. O delineamento foi em blocos casualizados em esquema fatorial 3x2, com quatro repetições, sendo avaliados três métodos de tutoramento: espiral, mexicano e estacas de bambu individuais na vertical e dois sistemas de condução: com uma haste e duas hastes por planta. Avaliou-se a produção de frutos por planta, diâmetro dos frutos, distribuição do número de frutos por classe de tamanho, altura das plantas e de inserção do primeiro cacho e o custo de produção. O método de tutoramento em espiral apresentou produção de frutos por planta semelhante ao método com bambu e superior ao mexicano. Quando as plantas foram conduzidas com uma haste, o diâmetro de frutos obtido no método em espiral foi superior ao método mexicano, entretanto, não diferiu do método com bambu. A receita líquida obtida no método em espiral foi superior à do método mexicano e inferior a do método com bambu. O tutoramento bambu vertical apresenta maior rentabilidade econômica quando comparado aos métodos espiral e mexicano. O tutoramento em espiral pode substituir o tutoramento mexicano, pois apresenta maior rentabilidade, credenciando-se como um novo método de tutoramento para o cultivo de tomate de crescimento indeterminado.

Palavras-chave: Lycopersicon esculentum Mill, sistema de condução, crescimento indeterminado.

 

TOMATO PERFORMANCE IN VERTICAL TUNA SYSTEM IN SPIRAL CONDUCTED WITH ONE OR TWO HASTES

 

ABSTRACT:

The current study aims to evaluate the agroeconomic viability of the tomato in a spiral vertical steerage system conducted with one or two stems per plant. The experimental design was in a randomized block with a 3x2 factorial, with four replications, and three tutoring methods were evaluated: spiral, Mexican and individual bamboo stakes vertically and two systems of conduction: with oneortwo stems per plant. Fruit production per plant, fruit diameter, number of fruits per size class, height of plants and insertion of the first cluster and the cost of production were evaluated. The spiral tutoring method showed fruit production per plant similar to the method with bamboo and superior to the Mexican one. When the plants were conducted with a stem, the fruit diameter obtained in the spiral method was superior to the Mexican method, however, did not differ from the method with bamboo. The net revenue obtained in the spiral method was higher than the Mexican method and lower than the method with bamboo. The vertical bamboo tufting presents greater economic profitability when compared to the spiral and Mexican methods. The spiral tutoring can replace the Mexican tutoring, since it presents greater profitability, being accredited as a new method of tutoring for the cultivation of undetermined growth tomato.

Keywords: Lycopersicon esculentum Mill, driving system, indeterminate growth.

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Publicado

2018-07-18

Como Citar

Schmidt, J., Meneghelli, C. M., Krause, M. R., Hell, M. V., Oliveira, M. L. de, Colombo, J. N., & Haddade, I. R. (2018). DESEMPENHO DO TOMATEIRO EM SISTEMA DE TUTORAMENTO VERTICAL EM ESPIRAL CONDUZIDO COM UMA OU DUAS HASTES. Nativa, 6(4), 338–344. https://doi.org/10.31413/nativa.v6i4.5443

Edição

Seção

Agronomia / Agronomy