ANÁLISE DOS FOCOS DE CALOR EM DIFERENTES FAIXAS DE ÁREAS DE INFLUÊNCIA DA RODOVIA BR-242, NOVA UBIRATÃ-MT

Autores

DOI:

10.31413/nativa.v9i2.10794

Resumo

A concentração dos focos de calor em diferentes faixas limítrofes de influência da rodovia BR-242 foi analisada no município de Nova Ubiratã-MT. Os focos de calor obtidos pelo banco de dados de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), detectados pelo sensor MODIS do satélite AQUA foram identificados e quantificados. O estimador de densidade de Kernel e a análise de Buffer (distância em duas classes de 0 – 5 km e 0 – 20 km ao longo da BR-242) foram utilizados para estimar a distribuição dos focos de calor no município. Os resultados indicaram um aumento nos focos de calor a partir da área de influência de 20 km, constatando que 10% dos focos ocorreram na faixa de 0 – 5 km e 29% na faixa de 0 – 20 km, totalizando 5.568 focos detectados nos anos 2008 a 2017. Esta nova informação visa fomentar políticas públicas sobre os procedimentos aplicados pelo IBAMA na regularização ambiental das rodovias federais, especialmente para diagnosticar o passivo ambiental rodoviário.

Palavras-chave: Sistema de Informação Geográfica; incêndios florestais; infraestrutura; monitoramento por satélite.

 

Analysis of heat sources in different areas of influence of the BR-242 highway in the Nova Ubiratã-MT, Brazil

 

ABSTRACT: The concentration of heat sources in different boundary bands of influence of the BR-242 highway was analyzed in the municipality of Nova Ubiratã-MT. The heat sources obtained by the database of burnings from Brazilian National Institute for Space Research (INPE), detected by the MODIS sensor of the AQUA satellite were identified and quantified. The Kernel density estimator and the Buffer analysis (distance in two classes of 0 - 5 km and 0 - 20 km along the BR-242 corridor) were used to estimate the distribution of heat sources in the municipality. The results indicated an increase in the heat sources from the area of ​​influence of 20 km, noting that 10% of the heat sources occurred in the range of 0 - 5 km and 29% in the range of 0 - 20 km, totaling 5,568 detected heat sources in the years from 2008 to 2017. This new information promises to promote public policies on the procedures applied by IBAMA in the environmental regularization of federal highways, especially to diagnose environmental road liabilities.

Keywords: Geographic Information Systems; wildfire; infrastructure; satellite monitoring.

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Publicado

2021-04-23

Edição

Seção

Ciências Ambientais / Environmental Sciences