Para além dos limites: uma análise bibliométrica sobre as pessoas com deficiência na educação geográfica

Autores

Palavras-chave:

Ensino de geografia, Educação Especial e Inclusiva, Pessoas com Deficiência

Resumo

A Educação Geográfica tem sido vista por alguns autores como uma potenciadora da cidadania, ao contribuir para que os educandos compreendam o Espaço Geográfico e suas dinâmicas ela possibilitada a tomada de consciência e o pensar cidadão, agindo para a transformação da sua realidade e de seus pares. Com o avanço das legislações brasileiras a respeito dos direitos da Pessoa com Deficiência e da Educação Especial e Inclusiva, nos deparamos com um crescimento significativo deste público nas salas de aula, diante deste contexto é imprescindível que o Ensino de Geografia esteja de acordo com as necessidades educacionais de todos os estudantes. Neste trabalho buscamos identificar qual o grau de importância que a ciência geográfica, por meio da pesquisa acadêmica, tem dado para as questões das Pessoas com Deficiência na Educação Geográfica, para isso, realizamos uma pesquisa bibliométrica na plataforma Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e desenvolvemos uma discussão com levantamentos de questões pertinentes à temática e apontamentos de necessidades de maior atenção para algumas áreas.

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Publicado

2024-10-23

Como Citar

Santos, F. Z. dos ., & Pires, M. (2024). Para além dos limites: uma análise bibliométrica sobre as pessoas com deficiência na educação geográfica . Revista Geoaraguaia, 14(Especial), 1–18. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/17965

Edição

Seção

Dossiê Inclusão na Educação Geográfica: teorias e práticas