Para além dos limites: uma análise bibliométrica sobre as pessoas com deficiência na educação geográfica
Palavras-chave:
Ensino de geografia, Educação Especial e Inclusiva, Pessoas com DeficiênciaResumo
A Educação Geográfica tem sido vista por alguns autores como uma potenciadora da cidadania, ao contribuir para que os educandos compreendam o Espaço Geográfico e suas dinâmicas ela possibilitada a tomada de consciência e o pensar cidadão, agindo para a transformação da sua realidade e de seus pares. Com o avanço das legislações brasileiras a respeito dos direitos da Pessoa com Deficiência e da Educação Especial e Inclusiva, nos deparamos com um crescimento significativo deste público nas salas de aula, diante deste contexto é imprescindível que o Ensino de Geografia esteja de acordo com as necessidades educacionais de todos os estudantes. Neste trabalho buscamos identificar qual o grau de importância que a ciência geográfica, por meio da pesquisa acadêmica, tem dado para as questões das Pessoas com Deficiência na Educação Geográfica, para isso, realizamos uma pesquisa bibliométrica na plataforma Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e desenvolvemos uma discussão com levantamentos de questões pertinentes à temática e apontamentos de necessidades de maior atenção para algumas áreas.
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