O papel do professor de Geografia na formação continuada: contribuições e vivências na construção de uma Geografia da Inclusão
The role of the Geography teacher in continuing education: contributions and experiences in the construction of a Geography of inclusion
Palabras clave:
Educação Inclusiva, Geografia da Inclusão, Formação de professoresResumen
Esta pesquisa tem como objetivo compreender como a Educação Inclusiva vem sendo implantada no ensino de Geografia na Escola Municipal de Ensino Fundamental Menino Jesus, no município de Riachão-PB. Além disso, buscamos verificar as dificuldades e vivências enfrentadas pelos professores de Geografia e conhecer quais as metodologias que estão sendo utilizadas nas aulas para atender os alunos com Transtorno Global do Desenvolvimento - TGD e Pessoas Com Deficiência - PCD. Para isso, em termos metodológicos nos embasamos nos pressupostos da pesquisa qualitativa e na pesquisa de campo. Como resultados destacamos que os sujeitos da pesquisa sinalizam a existência de lacunas na formação inicial e também continuada sobre a práxis de uma educação inclusiva. Para tanto, concluímos que a formação docente é um processo contínuo, permanente e constante, que requer paciência, dedicação e experiência. É preciso também que tenha uma acessibilidade arquitetônica, com a organização estrutural e funcional das escolas. Além disso, deve existir uma equipe escolar de apoio aos professores e alunos, com gestores e profissionais especializados como os professores da Sala de Atendimento Educacional Especializado - AEE. Portanto, a educação inclusiva está andando em pequenos passos, pois ainda existe um longo caminho para ser aprimorado pelas Políticas Educacionais, tendo em vista que ser um professor inclusivo exige escolha, formação e adaptação.
Palavras-Chave: Educação Inclusiva; Geografia da Inclusão; Formação de professores.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Cómo citar
Licencia
A Revista Geoaraguaia poderá solicitar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua. Se necessário, alguns ajustes normativos podem ser feitos pela revista, porém respeitando o estilo dos autores.
As provas finais não serão enviadas aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista