O papel do professor de Geografia na formação continuada: contribuições e vivências na construção de uma Geografia da Inclusão

The role of the Geography teacher in continuing education: contributions and experiences in the construction of a Geography of inclusion

Autores

  • Rozanny Louise Torres Cunha rozannylouise28@gmail.com
    UEPB/ GRUPO DE PESQUISA SABERES DA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA- GPSEG/UEPB
  • Juliana de Almeida julianageoch@gmail.com
    UEPB/Centro de Humanidades
  • Samara Anselmo de Albuquerque samaraalbuquerque10@gmail.com
    Especialização em Geografia Escolar- UERN; Colaboradora do Grupo de Pesquisa Saberes da Educação Geográfica - GPSEG/UEPB
  • Ramon Santos Souza ramonssouza93@gmail.com
    Prof. Dr. do Departamento de Geografia da UEPB- Vice Líder do Grupo de Pesquisa Saberes da Educação Geográfica GPSEG/UEPB

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Geografia da Inclusão, Formação de professores

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo compreender como a Educação Inclusiva vem sendo implantada no ensino de Geografia na Escola Municipal de Ensino Fundamental Menino Jesus, no município de Riachão-PB. Além disso, buscamos verificar as dificuldades e vivências enfrentadas pelos professores de Geografia e conhecer quais as metodologias que estão sendo utilizadas nas aulas para atender os alunos com Transtorno Global do Desenvolvimento - TGD e Pessoas Com Deficiência - PCD. Para isso, em termos metodológicos nos embasamos nos pressupostos da pesquisa qualitativa e na pesquisa de campo. Como resultados destacamos que os sujeitos da pesquisa sinalizam a existência de lacunas na formação inicial e também continuada sobre a práxis de uma educação inclusiva. Para tanto, concluímos que a formação docente é um processo contínuo, permanente e constante, que requer paciência, dedicação e experiência. É preciso também que tenha uma acessibilidade arquitetônica, com a organização estrutural e funcional das escolas.  Além disso, deve existir uma equipe escolar de apoio aos professores e alunos, com gestores e profissionais especializados como os professores da Sala de Atendimento Educacional Especializado - AEE. Portanto, a educação inclusiva está andando em pequenos passos, pois ainda existe um longo caminho para ser aprimorado pelas Políticas Educacionais, tendo em vista que ser um professor inclusivo exige escolha, formação e adaptação.

Palavras-Chave: Educação Inclusiva;  Geografia da Inclusão; Formação de professores.

Downloads

Publicado

2024-10-23

Edição

Seção

Dossiê Inclusão na Educação Geográfica: teorias e práticas

Como Citar

O papel do professor de Geografia na formação continuada: contribuições e vivências na construção de uma Geografia da Inclusão : The role of the Geography teacher in continuing education: contributions and experiences in the construction of a Geography of inclusion. (2024). Revista Geoaraguaia, 14(Especial), 1-20. https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/17542