A promoção de uma educação antirracista a partir do ensino de Geografia

Autores

Palavras-chave:

Raciocínio geográfico, Educação geográfica, Racismo

Resumo

O presente artigo busca compreender de que forma o ensino de Geografia pode contribuir para a promoção de uma educação antirracista. Dessa forma, buscou-se responder a seguinte questão: De que maneira ensino de Geografia pode abordar a educação antirracista de forma a permitir que o estudante desenvolva um raciocínio geográfico acerca de espacialidades africanas? Para tanto, foi construída uma sequência didática composta por atividades que possibilitam a compreensão dos impactos socioespaciais dos megaprojetos de mineração em Moçambique. A sequência foi aplicada a seis grupos de estudantes do 8° ano e durante a sua aplicação foram realizadas socializações das respostas por meio de diálogos dirigidos.  Os dados coletados indicam que durante a resolução das atividades da sequência didática, os estudantes operaram com conceitos, conteúdos e alguns princípios do raciocínio geográfico, apesar de apresentarem dificuldades em localizar espacialidades nas linguagens cartográficas fornecidas. Os dados coletados por meio dos diálogos dirigidos indicaram que, por meio da palavra, os estudantes conseguiram sintetizar os conhecimentos, utilizar os conceitos geográficos de forma consciente e estabelecer conexões entre localidades a fim de compreender a relação do racismo com o fenômeno das migrações contemporâneas. Conclui-se que o ensino de Geografia pode contribuir para a promoção de uma educação antirracista. Contudo, para que esse ensino seja emancipador e crítico é fundamental a superação de estereótipos que envolvem o continente africano, além de trabalhar com situações geográficas que perpassam pelo cotidiano do aluno.

Biografia do Autor

Monique da Costa Assis

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. 

Patrícia Assis da Silva Ribeiro, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2021). Possui graduação (2015) e mestrado (2017) em Geografia pela Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ.  Atua na formação de professores e desenvolve pesquisa em Ensino de Geografia, com ênfase no desenvolvimento do raciocínio geográfico e na intepretação de situações geográficas. É vice-coordenadora do Grupo de Estudos em Ensino e Pesquisa em Geografia - GEPEGEO. 

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Publicado

2024-07-15

Como Citar

Assis, M. da C. ., & Silva Ribeiro, P. A. da . (2024). A promoção de uma educação antirracista a partir do ensino de Geografia. Revista Geoaraguaia, 14(1), 1–19. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/17389