A promoção de uma educação antirracista a partir do ensino de Geografia
Palavras-chave:
Raciocínio geográfico, Educação geográfica, RacismoResumo
O presente artigo busca compreender de que forma o ensino de Geografia pode contribuir para a promoção de uma educação antirracista. Dessa forma, buscou-se responder a seguinte questão: De que maneira ensino de Geografia pode abordar a educação antirracista de forma a permitir que o estudante desenvolva um raciocínio geográfico acerca de espacialidades africanas? Para tanto, foi construída uma sequência didática composta por atividades que possibilitam a compreensão dos impactos socioespaciais dos megaprojetos de mineração em Moçambique. A sequência foi aplicada a seis grupos de estudantes do 8° ano e durante a sua aplicação foram realizadas socializações das respostas por meio de diálogos dirigidos. Os dados coletados indicam que durante a resolução das atividades da sequência didática, os estudantes operaram com conceitos, conteúdos e alguns princípios do raciocínio geográfico, apesar de apresentarem dificuldades em localizar espacialidades nas linguagens cartográficas fornecidas. Os dados coletados por meio dos diálogos dirigidos indicaram que, por meio da palavra, os estudantes conseguiram sintetizar os conhecimentos, utilizar os conceitos geográficos de forma consciente e estabelecer conexões entre localidades a fim de compreender a relação do racismo com o fenômeno das migrações contemporâneas. Conclui-se que o ensino de Geografia pode contribuir para a promoção de uma educação antirracista. Contudo, para que esse ensino seja emancipador e crítico é fundamental a superação de estereótipos que envolvem o continente africano, além de trabalhar com situações geográficas que perpassam pelo cotidiano do aluno.
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