Interdisciplinaridade e uso das TICs no ensino superior: relatos de experiências no curso de licenciatura em Geografia

Autores

Palavras-chave:

Geografia, Ensino, Interdisciplinaridade, TICs

Resumo

A expansão das novas tecnologias e a disseminação das mídias digitais possibilita novas formas de ensinar e de aprender Geografia, reorganizando o processo de ensino-aprendizagem, bem como pode favorecer a prática docente interdisciplinar. O objetivo deste artigo é apresentar e refletir sobre as atividades desenvolvidas nas disciplinas Atividade integradora de extensão em geografia I, Atividade integradora de extensão em geografia IV e Geografia e as Tecnologias da Informação e Comunicação, do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no período de 2021-2022. A metodologia utilizada para empreender a análise tem caráter descritivo, a partir da abordagem qualitativa do tipo relato de experiência. Os resultados mostram que as atividades desenvolvidas em formato de oficinas temáticas para a elaboração de materiais didáticos nas disciplinas supracitadas permitiram a interdisciplinaridade nas turmas de primeiro, terceiro e quarto período do curso de Licenciatura em Geografia, desconstruindo, assim, a histórica dicotomia entre a Geografia Física e a Geografia Humana. Acrescentamos ainda que o uso das novas tecnologias para a criação de materiais didáticos estimulou a criatividade dos discentes – futuros docentes – e a reflexão sobre as inúmeras possibilidades de integrar as mídias digitais no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos geográficos na Educação Básica.

Biografia do Autor

Elizangela Justino de Oliveira

Doutora em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Licenciada em Geografia e mestra em Turismo, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte(IFRN). Foi professora substituta do Departamento de Geografia da UFRN e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). É pesquisadora da Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias (ReCiMe) e do Grupo de Estudos Urbanos (GEUrb/UFPB).

Adriano Medeiros Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor  Adjunto  IV  do  Departamento  de  Comunicação  Social  da  Universidade  Federal  do  Rio  Grande(DECOM/UFRN). Doutor e Mestre em Educação, graduado em Comunicação Social (habilitação em Jornalismo) e em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Coordenador  do  Grupo  Eduardo  Galeano  de  Estudos  e  Pesquisas  Latino-Americanas  em Comunicação  Social.  Membro  da  Rede  de  Pesquisadores  sobre  Cinema  Latino-americano  (RICiLa)  e  da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca).

Downloads

Publicado

2024-07-15

Como Citar

Justino de Oliveira, E., & Medeiros Costa, A. (2024). Interdisciplinaridade e uso das TICs no ensino superior: relatos de experiências no curso de licenciatura em Geografia . Revista Geoaraguaia, 14(1), 1–26. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/17097