Interdisciplinaridade e uso das TICs no ensino superior: relatos de experiências no curso de licenciatura em Geografia
Palavras-chave:
Geografia, Ensino, Interdisciplinaridade, TICsResumo
A expansão das novas tecnologias e a disseminação das mídias digitais possibilita novas formas de ensinar e de aprender Geografia, reorganizando o processo de ensino-aprendizagem, bem como pode favorecer a prática docente interdisciplinar. O objetivo deste artigo é apresentar e refletir sobre as atividades desenvolvidas nas disciplinas Atividade integradora de extensão em geografia I, Atividade integradora de extensão em geografia IV e Geografia e as Tecnologias da Informação e Comunicação, do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no período de 2021-2022. A metodologia utilizada para empreender a análise tem caráter descritivo, a partir da abordagem qualitativa do tipo relato de experiência. Os resultados mostram que as atividades desenvolvidas em formato de oficinas temáticas para a elaboração de materiais didáticos nas disciplinas supracitadas permitiram a interdisciplinaridade nas turmas de primeiro, terceiro e quarto período do curso de Licenciatura em Geografia, desconstruindo, assim, a histórica dicotomia entre a Geografia Física e a Geografia Humana. Acrescentamos ainda que o uso das novas tecnologias para a criação de materiais didáticos estimulou a criatividade dos discentes – futuros docentes – e a reflexão sobre as inúmeras possibilidades de integrar as mídias digitais no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos geográficos na Educação Básica.
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