Ensino de geografia para surdos: implicações docentes

Autores/as

Palabras clave:

Educação de surdos, Inclusão escolar, Professor

Resumen

O objetivo principal deste artigo é analisar as implicações do ensino de Geografia para alunos surdos em uma escola estadual da rede regular de ensino da cidade de Itabaiana-SE. Para tanto, utilizou-se o estudo de caso e como procedimentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada com a professora de Geografia e a observação direta na turma em que a profissional leciona. Os resultados indicam que a inclusão, na instituição investigada, cumpre, somente, o sistema burocrático e a exigência normativa. No que se refere ao conteúdo geográfico percebe-se um prejuízo para os alunos surdos em sua aquisição na medida em que há dificuldade na comunicação entre professor/aluno devido ao não domínio da língua de sinais – LS.

Biografía del autor/a

  • Taciana Andrade Teles, Universidade Federal de Sergipe

    Profissional técnica em nível médio em atividades comerciais (2012) pelo Colégio Estadual professor Gonçalo Rollemberg Leite. Graduada em Licenciatura Plena em Geografia (2016) pela Universidade Federal de Sergipe no Campus Prof. Alberto Carvalho. Experiência como bolsista do Programa de iniciação à docência (PIBID), com direcionamento para os seguintes temas: educação, política educacional, prática docente, metodologia de ensino, onde os integrantes desenvolviam atividades didático-pedagógicas nas escolas de educação básica. Especialista em Libras com educação especial e inclusiva (2019), pela Faculdade Jardins.

  • José Affonso Tavares Silva, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco

    Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe-UFS. Graduando em Letras-Libras pela mesma instituição de Ensino Superior. Especialista em Libras pela Universidade Cândido Mendes-UCAM. Licenciado em Pedagogia pela Faculdade São Vicente-FASVIPA. Atualmente, sou professor Assistente da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco-UFAPE com a disciplina de Língua Brasileira de Sinais-Libras.

Publicado

2024-10-23

Número

Sección

Dossiê Inclusão na Educação Geográfica: teorias e práticas

Cómo citar

Ensino de geografia para surdos: implicações docentes. (2024). Revista Geoaraguaia, 14(Especial), 1-16. https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/17060