A (Cis)Heterossexualidade Como Pedagogia Afetiva: Notas Para Pensar o Género Na/Através da Educação.

Apuntes para pensar el género en/a través de la educación.

Autores

Palavras-chave:

heteronormatividade, gênero, educação

Resumo

Este texto procura mobilizar o pensamento crítico sobre o que estamos fazendo, especialmente nós que somos educadores, com a nossa formação “em” gênero em relação às ações que diariamente configuram uma experiência sexo-genérica, tanto a nossa quanto a dos outros. E isto tendo em conta que a hierarquia institucional representa uma diferença de grau muito importante quando se trata de (re)produzir discursos em torno da “diversidade” sexual e sexo-género. Para isso, através de um método indicativo, serão explorados alguns eixos teóricos em torno da (cis)heterossexualidade como regime político e das pedagogias afetivas que dela resultam, bem como dos silêncios que se instituem mesmo dentro de espaços relativos à educação sexual integral. (ESI).

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Publicado

2024-06-20

Como Citar

Prado, C. (2024). A (Cis)Heterossexualidade Como Pedagogia Afetiva: Notas Para Pensar o Género Na/Através da Educação.: Apuntes para pensar el género en/a través de la educación. Revista Geoaraguaia, 14(Especial), 71–89. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/16522

Edição

Seção

Dossiê Sexualidade e Genero