Ensaio sobre diversidade, inclusão e desigualdade a partir do Estágio Supervisionado em Geografia
Palabras clave:
Formação docente em geografia, Espaço escolar, Inclusão no estágio supervisionado em Geografia.Resumen
O objetivo do artigo é tatear aproximações com a temática da diversidade, da inclusão e da desigualdade a partir das narrativas e debates com licenciandos e licenciandas em Geografia em campo de Estágio Supervisionado. Com o aporte teórico de Arroyo (2008; 2014) reitera as exigências de outras Pedagogias (e Geografias), diante de sujeitos outros que, com sua presença, interrogam a forma-conteúdo da escola e a educação (em Geografia). A abordagem considera a dimensão espacial (Massey, 2012) da escola como elemento central para a produção de sentidos sobre a hospitalidade aos sujeitos praticantes (Certeau, 1994) e suas diversidades. Aciona como metodologia a atenção aos registros de narrativas e escolha de temáticas de pesquisas de estagiárias/os em seus cadernos de campo, apontando, portanto, para reflexões que tensionam a formação docente em geografia mobilizada pela temática da inclusão em vieses diversos. Por fim, destaca as dimensões políticas das concepções de experiência e pesquisa nas recriações do espaço escolar inclusivo.
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