Ensaio sobre diversidade, inclusão e desigualdade a partir do Estágio Supervisionado em Geografia

Autores

Palavras-chave:

Formação docente em geografia, Espaço escolar, Inclusão no estágio supervisionado em Geografia.

Resumo

O objetivo do artigo é tatear aproximações com a temática da diversidade, da inclusão e da desigualdade a partir das narrativas e debates com licenciandos e licenciandas em Geografia em campo de Estágio Supervisionado. Com o aporte teórico de Arroyo (2008; 2014) reitera as exigências de outras Pedagogias (e Geografias), diante de sujeitos outros que, com sua presença, interrogam a forma-conteúdo da escola e a educação (em Geografia). A abordagem considera a dimensão espacial (Massey, 2012) da escola como elemento central para a produção de sentidos sobre a hospitalidade aos sujeitos praticantes (Certeau, 1994) e suas diversidades.  Aciona como metodologia a atenção aos registros de narrativas e escolha de temáticas de pesquisas de estagiárias/os em seus cadernos de campo, apontando, portanto, para reflexões que tensionam a formação docente em geografia mobilizada pela temática da inclusão em vieses diversos. Por fim, destaca as dimensões políticas das concepções de experiência e pesquisa nas recriações do espaço escolar inclusivo.

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Publicado

2024-10-23

Como Citar

Lopes Pereira Bonomo, L. (2024). Ensaio sobre diversidade, inclusão e desigualdade a partir do Estágio Supervisionado em Geografia. Revista Geoaraguaia, 14(Especial), 1–16. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/17979

Edição

Seção

Dossiê Inclusão na Educação Geográfica: teorias e práticas