Diálogos sobre inclusão: entre sistema educacional, teorias e práticas

Autores/as

Palabras clave:

Agente de Apoyo a la Educación Especial; Inclusión; Colaboración.

Resumen

La inclusión ha impuesto muchas exigencias a las escuelas, incluida la necesidad de colaboración y cooperación interna y externa. Fue en este sentido que nos propusimos intercambiar algunas conversaciones entre nosotros que resultaron en artículos. El primero fue presentado en “Profesor Fala” en 2023. Y en este segundo artículo se buscó recurrir a las consideraciones de los profesionales de la educación que trabajan con estudiantes incluidos. Entre ellos, el profesor de Geografía y el Agente de Apoyo a la Educación Especial (AAEE) de una escuela municipal de Río de Janeiro. Se formularon algunas preguntas con respuestas transcritas en el texto del cual tomamos puntos en los que trabajamos y puntos que destacamos para la continuidad de nuestras discusiones. Como puntos discutidos en este texto, tenemos la necesidad de producir materiales adaptados; relaciones dentro del aula que culminan en barreras actitudinales; los niveles políticos de actuación en los diferentes niveles del sistema educativo y del ejercicio de la ciudadanía.

Biografía del autor/a

Vânia Regina Jorge da Silva, UERJ

Possui graduação em Geografia - Faculdades Integradas Simonsen (2004), Pós-Graduação lato sensu em Políticas Territoriais no Estado do Rio de Janeiro pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006), Mestrado em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009) e Doutorado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2016). Atualmente é pesquisadora vinculada ao NIESBF no grupo Pesquisa e Ensino de Geografia em áreas periféricas. Tem experiência na área de Geografia atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de Geografia, inclusão na educação, processos socioespaciais e cidade do Rio de Janeiro. Coordena do Laboratório de Ensino Inclusivo em Geografia (LEINGEO) que agrupa projetos de Iniciação à Docência, Extensão e Prodocência. Atualmente é membro do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UERJ e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Geografia, Mestrado Profissional em rede - PPEG/Profgeo/UERJ.

Nívea Muniz Vieira, SME, SEEDUC, CEDERJ/ UERJ, CIED/UFAL, NUCLAMB/UFRJ

Possui bacharelado e licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2006), Mestrado em Geografia e Meio Ambiente pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 2009), Pós-Graduação Lato Sensu em Patrimônio pelo Programa de Especialização em Patrimônio, atual Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (PEP/IPHAN, 2009). É doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP, 2017). Tem experiência na área de Geografia atuando, principalmente, nos seguintes temas: ensino de Geografia, BNCC e elaboração de material didático, inclusão na educação, patrimônio e relações entre técnica, trabalho e espaço diante da atual crise no mundo do trabalho. É professora da SEEDUC e da SME, onde atuou na elaboração de material didático e metodológico. Com a implementação da BNCC, foi consultora no processo de Revisão das Orientações Curriculares de Geografia da SME, onde também trabalhou com temas transversais, a saber: cultura, dança, música, educação ambiental e gênero. É pesquisadora vinculada ao NUCLAMB-UFRJ (Núcleo de Estudos Geoambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro), grupo coordenado pela professora Júlia Adão Bernardes. Atua na EAD da Licenciatura em Geografia do CEDERJ/UERJ.

Elizabeth Monteiro Valverde, SME/RJ, Unicesumar/PR

Possui cursos de capacitação na área da Educação Especial pela Escola Paulo Freire/SME-RJ e Instituto Helena Antipof/SME-RJ. Curso de Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Tem seis anos de experiência como mediadora de alunos público alvo da educação especial nos três segmentos (Educação Infantil/ Fundamental I e II) em Escola Pública no município do RJ. Formada e habilitada pelo IMEC/RJ no curso de Magistério/Formação de Professores e graduanda de Pedagogia pela Universidade UNICESUMAR/ PR.

Publicado

2024-10-23

Cómo citar

Jorge da Silva, V. R., Muniz Vieira, N., & Valverde, E. M. (2024). Diálogos sobre inclusão: entre sistema educacional, teorias e práticas. Revista Geoaraguaia, 14(Especial), 1–22. Recuperado a partir de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/17678

Número

Sección

Dossiê Inclusão na Educação Geográfica: teorias e práticas