Diálogos sobre inclusão: entre sistema educacional, teorias e práticas

Authors

Keywords:

Special Education Support Agent; Inclusion; Collaboration.

Abstract

Inclusion has imposed many demands on schools, including the need for internal and external collaboration and cooperation. Thinking about it we proposed exchange conversations between us which resulted in articles. The first article was presented in “Fala Professor” in 2023. There was on the second one an effort to give some considerations of education professionals who work with included students. Among these, the Geography teacher and the Special Education Support Agent (AAEE) at a municipal school in Rio de Janeiro. Some questions and answers were transcribed in the text from which we took points that we worked on and points that we highlighted for the continuity of our discussions. As discussed points in this text, we need to produce adapted materials; relationships within the classroom that culminate in attitudinal barriers; the political levels of action at different levels of the education system and the exercise of citizenship.

Author Biographies

Vânia Regina Jorge da Silva, UERJ

Possui graduação em Geografia - Faculdades Integradas Simonsen (2004), Pós-Graduação lato sensu em Políticas Territoriais no Estado do Rio de Janeiro pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006), Mestrado em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009) e Doutorado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2016). Atualmente é pesquisadora vinculada ao NIESBF no grupo Pesquisa e Ensino de Geografia em áreas periféricas. Tem experiência na área de Geografia atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de Geografia, inclusão na educação, processos socioespaciais e cidade do Rio de Janeiro. Coordena do Laboratório de Ensino Inclusivo em Geografia (LEINGEO) que agrupa projetos de Iniciação à Docência, Extensão e Prodocência. Atualmente é membro do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UERJ e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Geografia, Mestrado Profissional em rede - PPEG/Profgeo/UERJ.

Nívea Muniz Vieira, SME, SEEDUC, CEDERJ/ UERJ, CIED/UFAL, NUCLAMB/UFRJ

Possui bacharelado e licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2006), Mestrado em Geografia e Meio Ambiente pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 2009), Pós-Graduação Lato Sensu em Patrimônio pelo Programa de Especialização em Patrimônio, atual Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (PEP/IPHAN, 2009). É doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP, 2017). Tem experiência na área de Geografia atuando, principalmente, nos seguintes temas: ensino de Geografia, BNCC e elaboração de material didático, inclusão na educação, patrimônio e relações entre técnica, trabalho e espaço diante da atual crise no mundo do trabalho. É professora da SEEDUC e da SME, onde atuou na elaboração de material didático e metodológico. Com a implementação da BNCC, foi consultora no processo de Revisão das Orientações Curriculares de Geografia da SME, onde também trabalhou com temas transversais, a saber: cultura, dança, música, educação ambiental e gênero. É pesquisadora vinculada ao NUCLAMB-UFRJ (Núcleo de Estudos Geoambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro), grupo coordenado pela professora Júlia Adão Bernardes. Atua na EAD da Licenciatura em Geografia do CEDERJ/UERJ.

Elizabeth Monteiro Valverde, SME/RJ, Unicesumar/PR

Possui cursos de capacitação na área da Educação Especial pela Escola Paulo Freire/SME-RJ e Instituto Helena Antipof/SME-RJ. Curso de Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Tem seis anos de experiência como mediadora de alunos público alvo da educação especial nos três segmentos (Educação Infantil/ Fundamental I e II) em Escola Pública no município do RJ. Formada e habilitada pelo IMEC/RJ no curso de Magistério/Formação de Professores e graduanda de Pedagogia pela Universidade UNICESUMAR/ PR.

Published

2024-10-23

How to Cite

Jorge da Silva, V. R., Muniz Vieira, N., & Valverde, E. M. (2024). Diálogos sobre inclusão: entre sistema educacional, teorias e práticas. Revista Geoaraguaia, 14(Especial), 1–22. Retrieved from https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/17678

Issue

Section

Dossiê Inclusão na Educação Geográfica: teorias e práticas