Influência do Boulevard Shopping de Feira de Santana/BA na valorização do solo urbano

Autores/as

Resumen

O presente artigo analisa as mudanças que ocorreram nos bairros Caseb e São João, na cidade de Feira de Santana, provocadas pela instalação do Boulevard Shopping, em especial, os aspectos e agentes que contribuíram para a valorização fundiária do seu entorno. O texto é fundamentado em revisão da literatura sobre shopping center, cidade média e valorização do espaço urbano, além de pesquisa documental, de campo e mapeamento do uso do solo. A área de estudo passou por diversas mudanças com a instalação do Boulevard Shopping. O empreendimento foi responsável por criar uma nova dinâmica na área do entorno, desencadeando a valorização urbana e a substituição de imóveis de uso residencial para o uso terciário. A valorização traz benefícios aos agentes hegemônicos que atuam na produção do espaço urbano, aliados ao Estado. Todavia, quanto maiores os preços dos aluguéis e da compra dos imóveis menos pessoas pobres têm acesso à moradia, algo importante para pensar nas cidades médias brasileiras.

Biografía del autor/a

Lilian da Mota Silva Cerqueira, UEFS

Graduanda em Licenciatura em Geografia na Universidade Estadual de Feira de Santana, bolsista FAPESB E Membro do Grupo de pesquisa Urbanização e Produção de cidades na Bahia.

Geovane Tito da Conceição, UEFS

Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana

Publicado

2023-07-03

Cómo citar

Cerqueira, L. da M. S., Santos, J., & Conceição, G. T. da . (2023). Influência do Boulevard Shopping de Feira de Santana/BA na valorização do solo urbano. Revista Geoaraguaia, 13(1), 153–176. Recuperado a partir de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/11326