SENTIDOS ÀS EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO NA ESCOLA EM ESCRITAS NARRATIVAS DA DOCÊNCIA

Autores

Resumo

O texto trata de processos de experiência e elaboração de sentidos na formação de professores de Geografia materializados na escrita de narrativas em relatórios de estágio. Aborda o contexto formativo no estágio curricular em licenciatura e traz à tona o que corresponde aos sentidos das experiências a partir de pressupostos metodológicos da investigação narrativa no campo da educação, tendo como fundamentação teórica principal Jorge Larrosa. Como corpo de análise de dados tomou-se a escrita narrativa apresentada em relatório de estágio supervisionado em Licenciatura em Geografia. Os resultados demonstram como a escrita narrativa do estagiário pode revelar indícios relacionados à apropriação de experiências no campo de estágio; ao reconhecimento de interferências do contexto em seu percurso de estágio; à constituição de sujeito da experiência e ao compartilhamento de saberes da experiência na escola.

Biografia do Autor

Amanda Regina Goncalves, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Licenciada em Geografia, Mestre em Educação e Doutora em Geografia pela UNESP (Rio Claro). Professora do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba-MG.

Vítor Eduardo Marcelino Castro, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba-MG.

Downloads

Publicado

2020-12-27

Como Citar

Goncalves, A. R., & Castro, V. E. M. (2020). SENTIDOS ÀS EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO NA ESCOLA EM ESCRITAS NARRATIVAS DA DOCÊNCIA . Revista Geoaraguaia, 10(2), 175–196. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/11174

Edição

Seção

Artigos