O desenho como expressão do mundo vivido: a criança e o adulto em perspectiva
Palavras-chave:
Experiência, desenho infantil, desenho adultoResumo
O desenho faz parte do universo infantil, mas, à medida que crescemos, tendemos a abandoná-lo como linguagem expressiva, substituindo-o por outras formas de comunicação. No entanto, destacamos que o desenho permanece como uma forma significativa de expressar ideias, vivências e percepções do mundo que nos cerca, em todas as idades. Este artigo tem como objetivo compreender de que modo o desenho pode ser uma ferramenta interpretativa das relações entre o indivíduo e o mundo, revelando suas percepções do mundo vivido. Adotamos o método fenomenológico, buscando compreender os significados das vivências dos sujeitos. Para isso, realizamos uma pesquisa bibliográfica sobre o desenho infantil e adulto na perspectiva fenomenológica, oficinas de desenho com crianças e adultos, e a posterior interpretação dos desenhos produzidos. Em síntese, os desenhos revelaram perspectivas, significados e modos de ser, demonstrando que o desenho pode ser uma ferramenta interpretativa valiosa tanto para adultos quanto para crianças.
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