O desenho como expressão do mundo vivido: a criança e o adulto em perspectiva

Autores

Palavras-chave:

Experiência, desenho infantil, desenho adulto

Resumo

O desenho faz parte do universo infantil, mas, à medida que crescemos, tendemos a abandoná-lo como linguagem expressiva, substituindo-o por outras formas de comunicação. No entanto, destacamos que o desenho permanece como uma forma significativa de expressar ideias, vivências e percepções do mundo que nos cerca, em todas as idades. Este artigo tem como objetivo compreender de que modo o desenho pode ser uma ferramenta interpretativa das relações entre o indivíduo e o mundo, revelando suas percepções do mundo vivido. Adotamos o método fenomenológico, buscando compreender os significados das vivências dos sujeitos. Para isso, realizamos uma pesquisa bibliográfica sobre o desenho infantil e adulto na perspectiva fenomenológica, oficinas de desenho com crianças e adultos, e a posterior interpretação dos desenhos produzidos. Em síntese, os desenhos revelaram perspectivas, significados e modos de ser, demonstrando que o desenho pode ser uma ferramenta interpretativa valiosa tanto para adultos quanto para crianças.

Biografia do Autor

  • Mayara Faria de Souza, Universidade Estadual de Londrina

    Mestrado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR, no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza. Especialização pela Universidade Paulista, em Educação Especial. Também especialista pela Universidade Estadual do Norte do Paraná UENP, em Geografia e Desenvolvimento Regional: Natureza, Sociedade e Ensino de Geografia. Segunda Graduação pela Universidade Metropolitana de Santos, em Licenciatura em Filosofia. Primeira Graduação pela Universidade Estadual do Norte do Paraná UENP, em Licenciatura Plena em Geografia. Membro ativo do grupo de Pesquisa: Observatório de Políticas Públicas, sob a orientação do Prof. Doutor: David da Silva Pereira. Professora da Educação Infantil, do quadro de servidores do Município de Bandeirantes/PR.

  • Jeani Delgado Paschoal Moura, Universidade Estadual de Londrina

    Formada no Curso de Geografia, Licenciatura Plena (1993) e Bacharelado (1994) e no Curso de Especialização em Ensino de Geografia (1996) pela Universidade Estadual de Londrina. Possui Mestrado (2001) e Doutorado em Geografia (2010) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Presidente Prudente/SP. Pós-doutorado na Faculdade de Ciências Aplicadas/Unicamp, Campus de Limeira, SP. Foi membro da Comissão Assessora da área de Geografia do ENADE/ INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA, nomeada pela PORTARIA Nº 155, DE 21 DE JUNHO DE 2011, em exercício nos anos de 2011 a 2013. Participou do Grupo de Estudos em Práticas em Ensino (GEPE/PROGRAD/UEL - Resolução CEPE/CA n. 093/2011) e foi Coordenadora de Área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/PIBID de Geografia, nos anos de 2012 a 2016. Atualmente é professora do Curso de Geografia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), membro do Núcleo Estruturante Docente (NDE) deste Curso, Representante de Área do Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná/PDE e Tutora do Programa de Educação Tutorial/PET de Geografia, da UEL. Desenvolve pesquisas com ênfase em: 1) Epistemologia da Geografia; 2) Geografia humanista e fenomenologia; 3) Geografia dos riscos e educação; 4) Arte, geopoética e educação humanista; 5) Ensino de Geografia e Formação de Professores; 6) Educação Ambiental.

Downloads

Publicado

2025-12-19

Como Citar

O desenho como expressão do mundo vivido: a criança e o adulto em perspectiva. (2025). Revista Geoaraguaia, 15(2), 1-14. https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/20144