As Potencialidades da Licenciatura em Educação do Campo da UNB Para o Fortalecimento da Identidade Territorial Camponesa

Autores

Resumo

No Brasil os movimentos sociais do campo se uniram para a elaboração de um projeto de educação no/do campo que valorize a identidade territorial camponesa. Nesse contexto, este trabalho buscou compreender qual o potencial que o curso de Licenciatura em Educação do Campo ofertado pela Universidade de Brasília – Planaltina-DF tem para o fortalecimento da identidade territorial camponesa. Para tanto, realizou-se revisão bibliográfica de conteúdos ligados ao tema da pesquisa, pesquisa documental, entrevistas com o corpo docente do curso e aplicação de questionários aos estudantes concluintes. Finda a pesquisa, foi possível perceber que o curso considera o cotidiano do estudante como elemento crucial no processo de ensino-aprendizagem, proporcionando, assim, na percepção dos estudantes, uma valorização de sua identidade territorial.

Palavras-chave: identidade territórial; educação do campo; camponês.

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Publicado

2022-10-25

Como Citar

Haifa, D., & Eulália de Souza, F. . (2022). As Potencialidades da Licenciatura em Educação do Campo da UNB Para o Fortalecimento da Identidade Territorial Camponesa . Revista Geoaraguaia, 12(especial), 179–200. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/11991