CARACTERIZAÇÃO FÍSICA SIMPLIFICADA DOS SOLOS QUE MARGEIAM A RODOVIA GO-070, ENTRE AS CIDADES DE GOIÁS E ITABERAÍ (GOIÁS).
Palavras-chave:
Solo, Perfil de solo, Relevo, Cerrado.Resumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma descrição e análise simplificada, das características físicas de diferentes tipos de solos, observados e coletados às margens da rodovia GO-70, entre as Cidades de Goiás e Itaberaí, no estado de Goiás. O estudo foi requisito da disciplina de Morfopedologia e Biogeografia do Cerrado, do mestrado em Geografia da Universidade Estadual de Goiás – Campus Cora Coralina. Foram coletadas amostras do horizonte B de quatro diferentes tipos de solos e feita à caracterização física de cada amostra, considerando cor, textura, pegajosidade e plasticidade. Os procedimentos utilizados foram para analise prévia e comparativa, por meio de métodos simples, sem uso de reagentes. Os solos analisados apresentaram características bem distintas em alguns aspectos e isto esta relacionada, dentre outros fatores, ao grau de desenvolvimento, aspectos hidrológicos e topográficos. Constatou-se que a caracterização física dos solos é uma grande auxiliadora para a compreensão dos seus processos de formação, gênese e vulnerabilidade ambiental.
Referências
ALLEONI, L. R. F.; CAMARGO, O. A. Óxidos de ferro e de alumínio e a mineralogia da fração argila deferrificada de latossolos ácricos. Scientia Agricola, [s.l.], v. 52, n. 3, p.416-421, dez. 1995.
EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA - EMBRAPA. Centro Nacional de Pesquisa do Solo. Sistema brasileiro de classificação de solos. 2.ed. Rio de Janeiro, Embrapa Solos, 2006. 306p.
IBGE. Manual técnico de pedologia: guia prático de campo / IBGE, Coordenação de Recursos Naturais e Estudos Ambientais. - Rio de Janeiro: IBGE, 2015.
IBGE. Manual Técnico de Pedologia, 2ª edição. Rio de Janeiro: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Diretoria de Geociências. Coordenação de Recursos Naturais e Estudos Ambientais. Manuais Técnicos em Geociências, número 4, 2007, p. 316. Disponível em <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv37318.pdf>. Acessado em 28/01/2020
NEVES, C. M. M; et al. (2009). Seleção de solos e métodos de controle na construção com terra – práticas de campo. Rede Ibero-americana PROTERRA. Disponível em http://www.redproterra.org. Acessado em 29/agosto/2019.
PRADO, H. do. A pedologia simplificada. Arquivo do agrônomo, n. 1, 1987.
PRADO, H. do. Manual de Classificação de Solos do Brasil. 2. Ed. Jaboticabal: FUNEP, 1995ª. 197 p.
REATTO, A. et al. Solos do bioma Cerrado: aspectos pedológicos. In: SANO, S.M.; ALMEIDA, S.P.; RIBEIRO, J.F. (eds.), Cerrado. Ecologia e Flora. Planaltina, Embrapa Cerrados, v. 1, Cap. 5, p. 107 – 134.
SCHULTZ, N. et al. O Conhecimento dos Solos. Boletim Informativo da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS), setembro, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Geoaraguaia poderá solicitar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua. Se necessário, alguns ajustes normativos podem ser feitos pela revista, porém respeitando o estilo dos autores.
As provas finais não serão enviadas aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.