Avaliação da sazonalidade da cobertura vegetal da mocrorregião da Chapa dos Veadeiros (Goiás) por meio de índices de vegetação
Palavras-chave:
Fluxo de CO2, NDVI, LAI, CerradoResumo
Na microrregião da Chapada dos Veadeiros ocorrem as mais extensas áreas de vegetação de Cerrado preservadas no estado de Goiás. Assim, este estudo objetivou avaliar o comportamento espectral da cobertura vegetal da microrregião da Chapada dos Veadeiros, frente à influência da sazonalidade climática, por meio de índices de vegetação. Foram utilizadas imagens do sensor OLI/Landsat 8 para o cálculo do Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI), o Fluxo de Carbono (CO2flux) e o Índice de Área Foliar (LAI). Foram utilizadas cenas dos meses de dezembro de 2016 e julho de 2017, que correspondem aos períodos úmido e seco. Os índices aplicados apresentaram padrão espacial com forte relação com a sazonalidade climática, com ênfase ao regime de chuvas, indicando importante redução do vigor, da área foliar e do fluxo de carbono do período úmido para o seco. A redução da fitomassa e do vigor vegetativo também variou de acordo com as distintas fitofisionomias de Cerrado encontradas na microrregião. Estudos como este podem contribuir para o monitoramento e avaliação das áreas de Cerrado, podendo ser utilizado como instrumento de gestão de áreas prioritárias para conservação da biodiversidade, especialmente em regiões onde ocorrem áreas contínuas desse bioma ainda preservadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Geoaraguaia poderá solicitar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua. Se necessário, alguns ajustes normativos podem ser feitos pela revista, porém respeitando o estilo dos autores.
As provas finais não serão enviadas aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.