ASPECTOS AMBIENTAIS DE JEQUIÉ-BA: subsídios para planejamento e gestão do território

Autores

  • Renaildo Santos da Conceição renaildosanttos@hotmail.com
  • Meirilane Rodrigues Maia meire.maia@gmail.com

Palavras-chave:

Aspectos climáticos, Desafios, Potencialidades, Recursos Naturais.

Resumo

Essa pesquisa teve como objetivo analisar os aspectos ambientais do município de Jequié-BA e apontar quais são as potencialidades do município e quais os desafios frente aos diferentes usos dos recursos naturais. A pesquisa foi de grande importância para a população, haja vista que constitui um banco de dados, sistematizado, dos aspectos ambientais que poderá subsidiar futuras pesquisas e planejamentos para o município. Os dados foram coletados no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e na Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).  Na elaboração de mapas, utilizaram-se os programas livres Map Viewer  e QGIS. Diante da pesquisa, comprovou-se que Jequié apresenta diversidade ambiental por estar localizado entre a Zona da Mata e a Caatinga. Constatou-se que o município exibe declividades com áreas consideradas planas,  de 0-3 e ondulado de 8-20 e áreas de declividade forte, de 20 a 55 graus.  Nos estudos sobre a altimetria, verificou-se uma grande variabilidade altimétrica, apresentando um relevo bastante movimentado com muitas serras e áreas rebaixadas em curtas distâncias. Desta maneira, é possível afirmar que existem áreas dentro do município com diferentes potencialidades, vulnerabilidades e desafios. Dessa forma, esse estudo poderá contribuir para o município, na medida em que apresenta dados inéditos e sistematizados que poderão contribuir para os planejamentos socioambientais do município.

Referências

Brasil. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo 2010. Disponível em: < https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/vitoria-da-conquista>. Acesso em: 22 ago. 2017.

BRASIL. INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS. Disponível em: <http://www.inpe.br/>. Acesso em: 22 ago. 2017.

COELHO NETTO. A. L. Hidrologia de encosta na interface com a geomorfologia. In: GUERRA, A. José T., CUNHA, S. B. da. Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. 3 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.

CONCEIÇÃO, R. S.; LIMA, M. M.; MAIA, E. L. Características climáticas do município de Jequié-BA a partir do balanço hídrico. In: SEABRA, G. (Org). Educação ambiental e biogeografia. Ituiutuba-MG: Barlavento, 2016.

DREW, D. Processos Interativos homem-meio ambiente. Tradução de João Alves dos Santos: revisão de Suely Bastos; coordenação editorial de Antonio Chsistofoletti. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.

FUNDAÇÃO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Diretoria Técnica. Geografia do Brasil: Região Nordeste. Rio de Janeiro, SERGRAF-IBGE, 1977.

GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA. Disponível em: <https://territoriosculturaisbahia.wordpress.com/divisao-territorial/>. Acesso em: 15 de agosto de 2017.

GUERRA, A. J. T. Processos erosivos nas encostas. In: GUERRA, A. J. T.; CUNHA, S. B. da. Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. 3 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998. 472p.

JEQUIÉ (Cidade). Câmara Municipal. Disponível em: <http://camaradejequie.com.br/site/>. Acesso em: 21 jul. 2017.

MARQUES, J. S. Ciência Geomorfológica. In: GUERRA, A. J. T.; CUNHA, S. B. da. Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. 3 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998. 472p.

OLIVEIRA, D. P. de A. et al. Geotecnologia open source aplicada ao mapeamento temático do município de Jequié-Bahia. In: 4° GeoAlagoas – Simpósio sobre as geotecnologias e geoinformação no Estado de Alagoas. Anais... Maceió-AL, 2016. Disponível em: <http://dados.al.gov.br/dataset/4-anais-do-geoalagoas>. Acesso em: 04 de julho de 2017.

TOPODATA. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Disponível em: <http://www.dsr.inpe.br/topodata/index.php>. Acesso em 31 de junho de 2016.

VITTE, A. C.; GUERRA, A. J. T. (Org.) Reflexões sobre a geografia física no Brasil. 2ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand, Brasil, 2007.

Downloads

Publicado

2019-05-03

Como Citar

Conceição, R. S. da, & Maia, M. R. (2019). ASPECTOS AMBIENTAIS DE JEQUIÉ-BA: subsídios para planejamento e gestão do território. Revista Geoaraguaia, 9(1). Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/8321

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)