Análise estatística das precipitações pluviométricas do Parque Nacional de Sete Cidades, Nordeste do Estado do Piauí

Autores

  • Francílio de Amorim dos Santos francilio.amorim@ifpi.edu.br
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí / Campus Piripiri http://www5.ifpi.edu.br
  • Luan Gabriel Meneses Paciência luangmpac@gmail.com
    Instituto Federal do Piauí / Campus Piripiri
  • Jhulli de Melo Mendes jhullimmendes@gmail.com
    Universidade Federal do Ceará / Campus de Sobral.

Palavras-chave:

Unidade de Conservação, Nordeste do Piauí, Chuvas, Estatística Descritiva.

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar o comportamento das precipitações pluviométricas do Parque Nacional (PARNA) de Sete Cidades, localizado no Nordeste do Estado do Piauí, a partir de uma série histórica anual (1985 a 2015) e estatística descritiva. Incialmente, realizou-se a aquisição de dados de precipitação pluviométrica de dois postos (Piracuruca e Piripiri) junto a Agência Nacional de Águas (ANA), que foram refinados via pacote de programas USUAIS aliado ao uso do software BioEstat, para a aplicação das técnicas de estatística descritiva. Os resultados apontam que há boa correlação (R2 = 0,6995) entre os dados de precipitação dos postos de Piracuruca e Piripiri. Por sua vez, o PARNA apresenta precipitações com média histórica de 1354,0 mm e período chuvoso concentrado de janeiro a abril. Destaca-se que o ano com maior valor de precipitação foi 1985, que foi influenciado pela ocorrência de fenômeno La niña fraco e fase negativa do dipolo do Atlântico. Por outro lado, o ano de 1992 foi aquele que apresentou a menor média anual de precipitação, devido à ocorrência de El niño forte e fase positiva do dipolo do Atlântico. Os dados aqui produzidos devem subsidiar a criação de estratégias conservação do PARNA de Sete Cidades.

Biografia do Autor

Francílio de Amorim dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí / Campus Piripiri

Licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (2007); Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí (2010); Especialista em Docência do Ensino Superior e em Gestão Ambiental e Ecoturismo pela Faculdade Montenegro (2009); Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (2015). É Revisor da Revista Eletrônica Caderno de Geografia (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUCMG) e Revista Clóvis Moura de Humanidades (Universidade Estadual do Piauí - UESPI). Atualmente, faz parte do Grupo de Pesquisa em Geografia Física, da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência em estudos sobre degradação/desertificação, bacias hidrográficas e ensino de ciências, com publicações de manuscritos completos em periódicos e em anais de eventos. É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí/Campus Piripiri, Classe D III, Nível I, em regime de Dedicação Exclusiva. Tem interesse nas temáticas sobre Degradação/Desertificação, Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto, Bacias Hidrográficas e Ensino de Ciência.

Luan Gabriel Meneses Paciência, Instituto Federal do Piauí / Campus Piripiri

Aluno do 4º ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Vestuário, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí / Campus Piripiri. Atualmente é Bolsista/Pesquisador - PIBIC-Jr (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), pela pesquisa intitulada Parâmetros Biofísicos Aplicados ao Estudo do Risco de Suscetibilidade Erosiva no Parque Nacional de Sete Cidades (PI), com orientação do prof. Me. Francílio de Amorim dos Santos.

Jhulli de Melo Mendes, Universidade Federal do Ceará / Campus de Sobral.

Concluiu o Ensino Médio Integrado ao Técnico em Administração pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí / Campus Piripiri. Atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC-Jr), com o projeto intitulado Parâmetros biofísicos aplicados ao estudo do risco de suscetibilidade erosiva no Parque Nacional de Sete Cidades (PI), sob orientação do prof. Me. Francílio de Amorim dos Santos. Atualmente é discente do primeiro semestre do curso de Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará / Campus de Sobral.

Downloads

Publicado

2018-07-13

Como Citar

dos Santos, F. de A., Paciência, L. G. M., & Mendes, J. de M. (2018). Análise estatística das precipitações pluviométricas do Parque Nacional de Sete Cidades, Nordeste do Estado do Piauí. Revista Geoaraguaia, 7(2). Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/4937

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)