BALANÇO HÍDRICO CLIMATOLÓGICO DOS MUNICÍPIOS DE CASTELO DO PIAUÍ E JUAZEIRO DO PIAUÍ, NORDESTE, BRASIL

Autores

  • Francílio de Amorim dos Santos francilio.amorim@ifpi.edu.br
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí / Campus Piripiri http://www5.ifpi.edu.br
  • Cláudia Maria Sabóia de Aquino cmsaboia@gmail.com
    http://www.ufpi.br

Palavras-chave:

condicionantes climáticos, métodos indiretos, Áreas Suscetíveis à Desertificação

Resumo

O estudo propôs-se analisar os componentes do Balanço Hídrico, através de dados pluviométricos e elaboração de mapas temáticos, dos municípios de Castelo do Piauí e Juazeiro do Piauí. A análise dos componentes do Balanço Hídrico baseou-se nos dados das séries anuais obtidas através da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste. Castelo do Piauí e Juazeiro do Piauí apresentam as seguintes características climáticas: média pluviométrica de 996mm; média de Evapotranspiração Potencial de 1.434mm; valores de Evapotranspiração Real situados entre 719mm e 1.276mm; 5 a 8 meses secos; temperaturas médias mensais bem distribuídas ao longo do ano; Índice Efetivo de Umidade característico de clima subúmido seco e semiárido; Índice de Aridez com 46,1% dos postos apresentando valores entre 0,51 a 0,65, enquadrando-se como clima subúmido seco, logo, suscetível à desertificação. Diante desses dados, pode-se estimar as áreas com maior potencial erosivo, conservando-as e/ou elaborando um adequado planejamento ambiental para sua exploração.

Biografia do Autor

Francílio de Amorim dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí / Campus Piripiri

Licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (2007); Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí (2010); Especialista em Docência do Ensino Superior e em Gestão Ambiental e Ecoturismo pela Faculdade Montenegro (2009); Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (2015). É Revisor da Revista Eletrônica Caderno de Geografia (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUCMG) e Revista Clóvis Moura de Humanidades (Universidade Estadual do Piauí - UESPI). Atualmente, faz parte do Grupo de Pesquisa em Geografia Física, da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência em estudos sobre degradação/desertificação, bacias hidrográficas e ensino de ciências, com publicações de manuscritos completos em periódicos e em anais de eventos. É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí/Campus Piripiri, Classe D III, Nível I, em regime de Dedicação Exclusiva. Tem interesse nas temáticas sobre Degradação/Desertificação, Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto, Bacias Hidrográficas e Ensino de Ciência.

Cláudia Maria Sabóia de Aquino

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (1999), mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (2002) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de sergipe (2010). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal do Piauí, onde atua na pesquisa e no ensino de graduação e pós-graduação (Programa de Pós-Graduação de Geografia da UFPI), em disciplinas e temas relacionados à Geografia Física. É Editora-chefe da Revista eletrônica EQUADOR e Líder do Grupo de Pesquisa em GEOGRAFIA FÍSICA juntamente como o Dr. Gustavo Souza Valladares. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Análise Ambiental. Tem interesse nos temas da Geografia Física com destaque para: Bacia hidrográfica, Desertificação e planejamento ambiental.

Downloads

Publicado

2016-07-11

Como Citar

dos Santos, F. de A., & de Aquino, C. M. S. (2016). BALANÇO HÍDRICO CLIMATOLÓGICO DOS MUNICÍPIOS DE CASTELO DO PIAUÍ E JUAZEIRO DO PIAUÍ, NORDESTE, BRASIL. Revista Geoaraguaia, 6(1). Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/4921

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)