TEORIA DESENVOLVIMENTAL: PERSPECTIVA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA

Autores

  • Ismael Donizete Cardoso de Moraes ismaelcardoso4@hotmail.com
    CEFAPRO - BARRA DO GARÇAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
  • Marilene Marzari marilenemarzari@uol.com.br
    UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Palavras-chave:

Palavras-chave, Lugar. Pensamento empírico e teórico. Ensino desenvolvimental.

Resumo

RESUMO: Este artigo tem como objetivo discutir os resultados de uma pesquisa realizada com  professores pedagogos que atuam nos dois primeiros ciclos da rede pública estadual de Barra do Garças/MT, durante um curso de formação continuada. A questão central consistia em: a organização do ensino, fundamentada na teoria desenvolvimental, contribui para a apropriação do conceito/conteúdo de lugar por parte dos pedagogos, de forma que desenvolvam o pensamento teórico? O objetivo principal visava compreender se tal organização contribui para a apropriação do conceito de lugar,  de forma a desenvolverem o pensamento teórico. Os objetivos específicos buscavam: - conhecer a compreensão dos professores em relação ao conceito de lugar. - entender o processo de apropriação do conceito por parte dos professores. - perceber o envolvimento dos professores, durante o desenvolvimento das ações, operações e tarefas. O referencial teórico pautou-se fundamentalmente na abordagem histórico-cultural de Vygotsky, na teoria do ensino desenvolvimental de Davídov e de autores da Ciência Geográfica, como: Moraes, Callai, Cavalcante, Carlos, Costa, entre outros. A metodologia qualitativa e os procedimentos de observação permitiram saber o conhecimento que os professores têm dos conceitos e suas fragilidades em relação ao desenvolvimento de diferentes tarefas que requerem conhecimentos básicos de Geografia. Além da observação, as produções escritas foram fundamentais para avaliar a apropriação dos conceitos. Os resultados indicam que a organização do ensino, por meio de ações, operações e tarefas é fundamental para modificar uma concepção de aprendizagem empírica em uma perspectiva teórica que contribua para a formação do pensamento crítico.

 

 

 

Biografia do Autor

Ismael Donizete Cardoso de Moraes, CEFAPRO - BARRA DO GARÇAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

PROFESSOR FORRMADOR DE GEOGRAFIA DO CEFAPRO DE BARRA DO GARÇAS.MESTRANDO EM GEOGRAFIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS.

Marilene Marzari, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Professora Auxiliar do Campus de Ciências Humanas e Sociais - ICHS/UFMT de Barra do Garças/MT.

Downloads

Publicado

2014-06-18

Como Citar

Cardoso de Moraes, I. D., & Marzari, M. (2014). TEORIA DESENVOLVIMENTAL: PERSPECTIVA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA. Revista Geoaraguaia, 4(1). Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/4876

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)