TEORIA DESENVOLVIMENTAL: PERSPECTIVA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA
Palavras-chave:
Palavras-chave, Lugar. Pensamento empírico e teórico. Ensino desenvolvimental.Resumo
RESUMO: Este artigo tem como objetivo discutir os resultados de uma pesquisa realizada com professores pedagogos que atuam nos dois primeiros ciclos da rede pública estadual de Barra do Garças/MT, durante um curso de formação continuada. A questão central consistia em: a organização do ensino, fundamentada na teoria desenvolvimental, contribui para a apropriação do conceito/conteúdo de lugar por parte dos pedagogos, de forma que desenvolvam o pensamento teórico? O objetivo principal visava compreender se tal organização contribui para a apropriação do conceito de lugar, de forma a desenvolverem o pensamento teórico. Os objetivos específicos buscavam: - conhecer a compreensão dos professores em relação ao conceito de lugar. - entender o processo de apropriação do conceito por parte dos professores. - perceber o envolvimento dos professores, durante o desenvolvimento das ações, operações e tarefas. O referencial teórico pautou-se fundamentalmente na abordagem histórico-cultural de Vygotsky, na teoria do ensino desenvolvimental de Davídov e de autores da Ciência Geográfica, como: Moraes, Callai, Cavalcante, Carlos, Costa, entre outros. A metodologia qualitativa e os procedimentos de observação permitiram saber o conhecimento que os professores têm dos conceitos e suas fragilidades em relação ao desenvolvimento de diferentes tarefas que requerem conhecimentos básicos de Geografia. Além da observação, as produções escritas foram fundamentais para avaliar a apropriação dos conceitos. Os resultados indicam que a organização do ensino, por meio de ações, operações e tarefas é fundamental para modificar uma concepção de aprendizagem empírica em uma perspectiva teórica que contribua para a formação do pensamento crítico.
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