TEORIA DESENVOLVIMENTAL: PERSPECTIVA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA

Autores

  • Ismael Donizete Cardoso de Moraes ismaelcardoso4@hotmail.com
    CEFAPRO - BARRA DO GARÇAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
  • Marilene Marzari marilenemarzari@uol.com.br
    UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Palavras-chave:

Palavras-chave, Lugar. Pensamento empírico e teórico. Ensino desenvolvimental.

Resumo

RESUMO: Este artigo tem como objetivo discutir os resultados de uma pesquisa realizada com  professores pedagogos que atuam nos dois primeiros ciclos da rede pública estadual de Barra do Garças/MT, durante um curso de formação continuada. A questão central consistia em: a organização do ensino, fundamentada na teoria desenvolvimental, contribui para a apropriação do conceito/conteúdo de lugar por parte dos pedagogos, de forma que desenvolvam o pensamento teórico? O objetivo principal visava compreender se tal organização contribui para a apropriação do conceito de lugar,  de forma a desenvolverem o pensamento teórico. Os objetivos específicos buscavam: - conhecer a compreensão dos professores em relação ao conceito de lugar. - entender o processo de apropriação do conceito por parte dos professores. - perceber o envolvimento dos professores, durante o desenvolvimento das ações, operações e tarefas. O referencial teórico pautou-se fundamentalmente na abordagem histórico-cultural de Vygotsky, na teoria do ensino desenvolvimental de Davídov e de autores da Ciência Geográfica, como: Moraes, Callai, Cavalcante, Carlos, Costa, entre outros. A metodologia qualitativa e os procedimentos de observação permitiram saber o conhecimento que os professores têm dos conceitos e suas fragilidades em relação ao desenvolvimento de diferentes tarefas que requerem conhecimentos básicos de Geografia. Além da observação, as produções escritas foram fundamentais para avaliar a apropriação dos conceitos. Os resultados indicam que a organização do ensino, por meio de ações, operações e tarefas é fundamental para modificar uma concepção de aprendizagem empírica em uma perspectiva teórica que contribua para a formação do pensamento crítico.

 

 

 

Biografia do Autor

  • Ismael Donizete Cardoso de Moraes, CEFAPRO - BARRA DO GARÇAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
    PROFESSOR FORRMADOR DE GEOGRAFIA DO CEFAPRO DE BARRA DO GARÇAS.MESTRANDO EM GEOGRAFIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS.
  • Marilene Marzari, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
    Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Professora Auxiliar do Campus de Ciências Humanas e Sociais - ICHS/UFMT de Barra do Garças/MT.

Downloads

Publicado

2014-06-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

TEORIA DESENVOLVIMENTAL: PERSPECTIVA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA. (2014). Revista Geoaraguaia, 4(1). https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/4876

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)