A CIDADE COMO LINGUAGEM EDUCATIVA: UMA DISCUSSÃO SOBRE OS PERCURSOS GEOGRÁFICOS

Autores

  • Tiago Estevam Gonçalves tiagoestevam1@yahoo.com.br
    Instituto Federal de Alagoas- IFAL

Palavras-chave:

aula de campo, metodologia, cidade, geografia.

Resumo

O presente artigo pretende analisar o trabalho de campo como metodologia de ensino-aprendizagem na disciplina de Geografia. Tal estudo apresenta como pressuposto o entendimento dessa forma de conduzir o conhecimento geográfico e suas repercussões no desenvolvimento cognitivo dos discentes. Esse trabalho aponta ao educando um repensar sobre a importância da aula de campo, o seu processo de construção de conhecimentos sobre o espaço vivido e concebido a ser observado, especificamente, na cidade de Maragogi. Essa atividade de campo apresenta um diálogo entre os conceitos estudados em sala de aula e os fenômenos vistos na cidade.Com os percursos geográficos em Maragogi, os alunos puderam contemplar a cidade sob vários olhares: maritimidade, meio ambiente, espaços do poder, segregação e contradições sócio- espaciais, espaços de vida e de morte, espaços de memórias e de circulação.

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Publicado

2011-07-20

Como Citar

Gonçalves, T. E. (2011). A CIDADE COMO LINGUAGEM EDUCATIVA: UMA DISCUSSÃO SOBRE OS PERCURSOS GEOGRÁFICOS. Revista Geoaraguaia, 1(1). Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/4795

Edição

Seção

Artigos

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