Memórias à margem: uma análise espacial da obra Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus

Autores

  • Giovana Oliveira do Nascimento giovana.oliveira804@gmail.com
    Universidade Federal do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0001-8700-2276
  • Alyne Karollayne Melquiades Souza da Silva alykarollayne@gmail.com
    Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

dimensão espacial, exclusão social, marginalidade, literatura, geografia

Resumo

O presente artigo propõe-se a explorar a dimensão espacial na perspectiva da favela, conforme representada na obra Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus. Diante disso, estabelecemos uma análise que traça um diálogo entre Geografia e Literatura, destacando como a narrativa literária pode ser uma forma potente de representação do espaço. Para isso, nos fundamentamos metodologicamente uma pesquisa de caráter indutivo e qualitativo, com enfoque no saber interdisciplinar. A partir do diário da autora, obtivemos como resultado o entendimento da constituição de um imaginário sobre a favela como um espaço de exclusão e resistência, marcado pela precariedade, pela marginalização social e pelas desigualdades estruturais. Portanto, concluímos que ao descrever a favela como o "quarto de despejo" da cidade, Carolina codifica o espaço urbano em suas dimensões simbólicas, articulando vivências individuais e coletivas para denunciar as contradições da urbanização brasileira.

Biografia do Autor

  • Giovana Oliveira do Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGe/UFRN), com pesquisa voltada para as interseções entre Geografia e Literatura.

  • Alyne Karollayne Melquiades Souza da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGe/UFRN).

     

Downloads

Publicado

2025-06-20

Como Citar

Memórias à margem: uma análise espacial da obra Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus. (2025). Revista Geoaraguaia, 15(1), 1-19. https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/19274

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)