Epistemologia da Geografia Cultural: uma nova perspectiva na análise socioespacial

Autores

Palavras-chave:

GEOGRAFIA CULTURAL, LUGAR, PAISAGEM

Resumo

A geografia cultural remonta-se como uma importante corrente nas ciências geográficas. Essa, que ao longo dos anos vem sofrendo diversas transformações, é um âmbito das sapiências que possui fundamental importância pois exprime a realidade social do ser-e-sentir no mundo. Diante do exposto, o presente artigo tem como objetivo refletir sobre o percurso epistemológico da geografia cultural e as atuais reverberações da corrente na contemporaneidade. Nessa senda, destaca-se que a nova geografia cultural, é pautada no vivido espacial, dando ênfase às memórias, aos sentimentos e ao pertencimento que embebe o cotidiano do sujeito. De modo que conceitos como o de paisagem, ressurgem buscando se distanciar do modo narrativo e comparativo a qual era tratado na Geografia Tradicional, passa a ser pautado no enraizamento do ser humano, sendo a paisagem um espelho que reflete a complexidade das ações antropogênicas através de sua morfologia; O lugar passa a ser analisado através do crivo do viver e sentir, como amplamente tratado por Yi-Fu Tuan (1983).

Biografia do Autor

  • Emilly Domingos da Silva

    Geógrafa pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2022). Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – PPGE/UFRN. Tem na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, principalmente nos seguintes temas: cidade medo do crime e violência.

  • Maxwell Cavalcanti Xavier

    Mestrando em Geografia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Graduado em Licenciatura plena em Geografia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Ex-Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) no projeto Compartimentação Geoecológica e aspectos do uso e ocupação do solo em Bacias Hidrográficas: aporte para planejamento ambiental, com foco nos usos múltiplos da água no médio curso da Bacia Hidrográfica do Potengi (2019 e 2020). Integrante do Grupo de Pesquisa em Geoecologia das Paisagens, Educação Ambiental e Cartografia Social (GEOPEC). Petiano Egresso do Programa de Educação Tutorial (PET) de Geografia da UFRN (2019 - 2021). Estagiou como professor auxiliar na rede municipal de ensino na Escola Municipal Antônio Campos (2017 e 2018).

  • Eugênia Maria Dantas

    Graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1989), mestrado em Ciências Sociais (1996) e doutorado em Educação (2003) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente  Professora Titular do Departamento de Geografia da referida instituição,  com atuação nos cursos de Graduação em Geografia (Licenciatura Presencial e a Distância e Bacharelado) e de Pós-Graduação em Geografia (Mestrado/Doutorado Acadêmico) e Profissional (GEOPROF). Desempenhando Papel como Chefia de Departamento.

Referências

BESSE, J. Geografia e Existência, a partir da obra de Eric Dardel. In: DARDEL, E. O Homem e a Terra: natureza da realidade geográfica. São Paulo. Perspectiva, 2011.

CLAVAL, P. O papel da nova geografia cultural na compreensão da ação humana. In: ROSENDAHL, Z.; CORRÊA, R. L. (Orgs.). Matrizes da Geografia Cultural. Rio de Janeiro: Eduerj, 1999.

CLAVAL, P. A geografia cultural: o estado da arte. In: ROSENDAHL, Z.; CORRÊA, R.

L. (Orgs.). Manifestações da cultura no espaço. Rio de Janeiro: Eduerj, 2001.p. 35-86. CLAVAL, P. “A volta do cultural” na geografia. Mercator - Revista de Geografia da UFC, ano 01, número 01, p. 19-28. 2002.

CLAVAL, P. A geografia cultural. 3. ed. Florianópolis: Ed. UFSC, 2007.

CLAVAL, P. Epistemologia da Geografia. Tradução: Margareth de Castro Afeche Pimenta, Joana Afeche Pimenta. Florianópolis: Ed. UFSC, 2011.

CORRÊA, R. L. Carl Sauer e a Escola de Berkeley: uma apreciação. In: ROSENDAHL, Z.;

CORRÊA, R. L. (Orgs.). Matrizes da geografia cultural. Rio de Janeiro: Eduerj, 2001. CORRÊA, R. L.; ROSENDAHL, Z. Geografia cultural: introduzindo a temática, os textos e uma agenda. In: CORRÊA, R. L.; ROSENDAHL, Z. (Orgs.). Introdução à geografia cultural. 5. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.

COSGROVE, D. E. Em direção a uma geografia cultural radical: problemas da teoria. In: CORRÊA, R. L.; ROSENDAHL, Z. (Orgs.). Introdução à geografia cultural. 5. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.

COSGROVE, Denis. Geografia Cultural do Milênio. In: ROSENDAHL, Zeny; CORRÊA, Roberto Lobato (org.). Manifestações da Cultura no Espaço. [S. l.: s. n.], 1999. cap. 1, p. 17- 46.

DARDEL, E. O homem e a terra: natureza da realidade geográfica. São Paulo. Perspectiva, 2011.

HOLZER, W. Nossos Clássicos: Carl Sauer (1889-1975). GEOgraphia. Ano II, nº4, 2000. p.135-136.

HOLZER, W. A Geografia Fenomenológica de Eric Dardel. In: DARDEL, E. O Homem e a Terra: natureza da realidade geográfica. São Paulo. Perspectiva, 2011.

MATHEWSON, K.; SEEMANN, J. A geografia histórico-cultural da Escola de Berkeley um precursor ao surgimento da História Ambiental. VARIA HISTORIA, [S. l.], p. 71-85, 2 jun. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/vh/a/ZzcgFQqLWJtxSWdrH8HKXPM/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 28 jun. 2022.

MARANDOLA JUNIOR, Eduardo (org.). Qual o espaço do lugar?: geografia, epistemologia, fenomenologia. São Paulo: Pespectivas, 2012.

TUAN, Y. F. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo: DIFEL, 1980.

TUAN, Y. F. Espaço e Lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: DIFEL, 1983.

SAUER, C. O. A morfologia da paisagem. In: CORRÊA, R. L., ROSENDAHL, Z. (Orgs.). Paisagem, tempo e cultura. Rio de Janeiro: EdUERJ, p. 12-74.

SAUER, C. O. Geografia cultural. In: CORRÊA, R. L.; ROSENDAHL, Z. (Orgs.). Introdução à geografia cultural. 5. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011. SIANI, S. R., CORREA, D. A., LAS

CASAS, A. L. Fenomenologia, método fenomenológico e pesquisa empírica: o instigante universo da construção de conhecimento esquadrinhada na experiência de vida. São Paulo. Revista de Administração da Unimep, vol. 14, núm. 1, enero-abril, 2016, pp. 193-219. Universidade Metodista de Piracicaba.

SILVA, J. B. Paul Claval, um geógrafo por excelência: o autor e obra na leitura do livro La Fabrication du Brésil- une grande puissance em Devenir. In: ALMEIDA, M. G.; ARRAIS, T. A. (Orgs). É geografia, é Paul Claval. Goiânia: FUNAPE, 2013. p. 30-38.

Downloads

Publicado

2025-01-20

Como Citar

Epistemologia da Geografia Cultural: uma nova perspectiva na análise socioespacial. (2025). Revista Geoaraguaia, 14(2), 1-19. https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/14362