Recursos didáticos táteis e a análise multiescalar no ensino de geografia: uma proposição a partir do município de Sobral, Ceará
Palabras clave:
Escala;, Raciocínio Geográfico;, Aprendizagem significativa.Resumen
O ensino de geografia é uma jornada que se propõe a desvendar o mundo ao nosso redor, e cada aluno, independentemente de suas especificidades educacionais, merece participar plenamente dessa exploração. Os recursos didáticos táteis representam ferramentas facilitadoras que devem estar incorporadas ao ambiente escolar para promover o acesso à essas informações, em especial, as representações cartográficas. Com a intenção de diversificar o ensino de Geografia sob a ótica da educação inclusiva, este artigo apresenta uma proposta metodológica que se utiliza de recursos didáticos táteis no ensino de estudantes cegos. Para isso, desenvolvemos uma sequência didática, dividida em duas partes, utilizando cinco recursos confeccionados com materiais de baixo custo, proporcionando a sua reprodução conforme a realidade de cada ambiente escolar e público. Dessa forma, a proposta e o uso dos recursos didáticos táteis, com a mediação do professor como orientador pedagógico, visam superar as dificuldades encontradas na construção do conhecimento geográfico por alunos deficientes visuais, pois através da Cartografia Tátil e do estímulo ao pensamento espacial, espera-se alcançar melhorias significativas na compreensão dos conceitos geográficos e na promoção da participação dos alunos no processo de aprendizagem.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Cómo citar
Licencia
A Revista Geoaraguaia poderá solicitar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua. Se necessário, alguns ajustes normativos podem ser feitos pela revista, porém respeitando o estilo dos autores.
As provas finais não serão enviadas aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista