Oficina de Mapas Táteis: Metodologias Inclusivas para o Ensino de Geografia a Alunos com Deficiência Visual

Autores/as

Palabras clave:

Cartografia tátil, metodologia de ensino, inclusão

Resumen

A educação especial inclusiva é um dos temas muito discutido  no ambito educacional, efetua-la de forma Segura e eficaz tem sido um desafio eminente para inumeros docentes, sobretudo ao que diz respeito a metodologias para o ensino de geografia. Dessa forma este artigo, tem como objetivo apresentar uma prática pedagógica inclusiva através de uma oficina de produção de mapas temáticos táteis, com ultilização do alfabeto em braille e materiais de baixo custo e com grande relevância social de uma possibilidade que facilite o aprendizado para alunos com deficiência visual. Metodologicamente o estudo resulta de uma perspectiva quali-quantitativa, com pesquisa bibliográfica sobre a educação inclusiva no Brasil, o uso do braille e a importância das metodologias inclusivas. Portanto, o trabalho possibilitou conhecer as importância da práxis docente para garantir um ensino/aprendizado significativo para todos, para que dessa forma o direito do aluno com deficiência visual seja respeitado e garantido.

Publicado

2024-10-23

Número

Sección

Dossiê Inclusão na Educação Geográfica: teorias e práticas

Cómo citar

Oficina de Mapas Táteis: Metodologias Inclusivas para o Ensino de Geografia a Alunos com Deficiência Visual. (2024). Revista Geoaraguaia, 14(Especial), 1-19. https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/17961