Assessment of physics soil properties, landform and land use for mapping potential areas for groundwater recharge on the Mogi Guaçu river banks
Palavras-chave:
Lógica fuzzy, Zoneamento de recarga de água subterrânea, Índice Topográfico de UmidadeResumo
No Brasil, o Rio Mogi Guaçu está inserido em uma das províncias hidrogeológicas mais importantes, populosas e economicamente desenvolvidas. Embora essencial para a gestão sustentável da água doce, a análise de zonas de recarga de água é difícil, complexa, demorada e dispendiosa, porque requer informações adicionais sobre solos e a relação com a paisagem, precipitação e vegetação. Este estudo tem como objetivo desenvolver modelos de lógica fuzzy para zoneamento de áreas de recarga de água subterrânea em uma sub-bacia localizada às margens do Rio Mogi Guaçu. A variabilidade espacial dos atributos do solo foi determinada através da krigagem ordinária. Para a topografia foi considerado o Índice de Umidade Topográfica (TWI). A análise da cobertura vegetal foi representada pelo Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI). Foram gerados e testados modelos com 3 diferentes grupos de variáveis de entrada: 1 – índices de solo; 2 – índices de solo + TWI; 3 – índices de solo + TWI + NDVI. O desenvolvimento de modelos via lógica fuzzy com variáveis de entrada representando o solo, a paisagem e a vegetação foi o mais eficaz no complexo mapeamento da recarga, caracterizando de forma consistente a condutividade hidráulica saturada obtida em campo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Geoaraguaia poderá solicitar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua. Se necessário, alguns ajustes normativos podem ser feitos pela revista, porém respeitando o estilo dos autores.
As provas finais não serão enviadas aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.