O desenvolvimento da pequena agricultura familiar no Assentamento Vila Rural Laço de Ouro de São Pedro da Cipa-MT

Autores

Palavras-chave:

Ocupação de Mato Grosso, Assentamento rural, Pequena agricultura familiar

Resumo

A pequena agricultura familiar desempenha papel importante junto à sociedade, contribuindo com o desenvolvimento das estruturas socioeconômicas das regiões. Neste sentido, é preciso compreender em que contexto ela é desenvolvida. Assim, o objetivo deste robalo consiste em investigar como o processo histórico de ocupação agrícola das terras de Mato Grosso implicou na criação de assentamentos rurais destinados a agricultura familiar, em especial o Assentamento Vila Rural Laço de Ouro localizado no município de São Pedro da Cipa-MT. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizado um estudo de abordagem qualitativa que permitiu acesso às bibliografias e documentos relativos à questão levantada. Por fim, verificou-se que as medidas adotadas com o intuito de intensificar a ocupação agrícola das terras mato-grossenses geraram diversos conflitos sociais em torno da distribuição desigual da terra. Este fato favoreceu o surgimento de movimentos sociais que reivindicaram a realização de reforma agrária.

Biografia do Autor

  • Patricia Maria Dusek, Centro Universitário Augusto Motta - UNISUAM

    Professora e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Local (PPGDL), Centro Universitário Augusto Motta, Rio de Janeiro-RJ (UNISUAM). Doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida (Gama Filho).

Downloads

Publicado

2025-12-22

Como Citar

O desenvolvimento da pequena agricultura familiar no Assentamento Vila Rural Laço de Ouro de São Pedro da Cipa-MT. (2025). Revista Geoaraguaia, 15(2), 1-22. https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/16237