O acesso dos alunos da rede estadual de Paranatinga (MT) ao ensino remoto diante da pandemia do covid-19: a utilização do KoboToolBox para coleta e gerenciamento de dados em pesquisas
Palavras-chave:
ensino remoto, kobo toolbox, Paranatainga-MTResumo
O ensino remoto, única possibilidade encontrada diante da crise causada pela pandemia do Covid-19, revela a desigualdade existente entre estudantes da mesma rede de ensino, neste caso a rede estadual de Mato Grosso no Município de Paranatinga, sendo que um número próximo de 40% dos estudantes dessa rede não conseguiram acessar plataformas on-line que os permita interagir com seus professores e seus colegas, processo este de suma importância para a aprendizagem. Com o uso do KoboToolBox e do KoboCollect foi possível realizar a elaboração do formulário, coleta e gerenciamento dos dados, que nos permitiram apresentar um retrato do atendimento feito aos estudantes na rede estadual de Mato Grosso nas três escolas de Paranatinga, de maneira muito prática e eficiente.
Referências
CAVALCANTI, L.S. Cotidiano, mediação pedagógica e formação de conceitos: uma contribuição de Vygotsky ao ensino de geografia. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 185-207, maio/ago. 2005
FILHO, A. L. F.; ANTUNES, C. da F.; COUTO, M. A. C. Alguns apontamentos para uma crítica da educação a distância (EaD) na educação brasileira em tempos de pandemia. Rev. Tamoios, São Gonçalo (RJ), ano 16, n. 1, Especial COVID-19. pág. 16-31, maio 2020
KoBoToolbox. Disponível em: <https://www.KoBoToolbox.org/>. Acesso em: 10 out. 2020.
MOTA JUNIOR. C. R.; CUNHA, J. M. As tecnologias de informação e comunicação (TIC) como ferramenta em pesquisas acadêmicas: análise do software KoBoToolbox. Revista Brasileira de Iniciação Científica, Itapetininga, n. 9, pág. 13–21, 2017.
ROLDÃO, M C. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação v. 12 n. 34 jan./abr. 2007 pág. 94-103
SANTANA FILHO, M. M. Educação geográfica, docência e o contexto da pandemia Covid-19. Rev. Tamoios, São Gonçalo (RJ), ano 16, n. 1, Especial COVID-19. pág. 3-15, maio 2020
SILVA, S. S.; SILVA, M. R. Utilização do Kobotoolbox como ferramenta de otimização da coleta e tabulação de dados em pesquisas científicas. Revista Geoambiente, Jataí-GO | n 36 | Jan-Abr/2020 pág.122-140
VYGOTSKY, Lev Semenovich; LURIA, A. R.; LEONTIEV, Alex N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. Tradução de: Maria da Pena Villalobos. - 11a edição - São Paulo: ícone, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Geoaraguaia poderá solicitar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua. Se necessário, alguns ajustes normativos podem ser feitos pela revista, porém respeitando o estilo dos autores.
As provas finais não serão enviadas aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.