O acesso dos alunos da rede estadual de Paranatinga (MT) ao ensino remoto diante da pandemia do covid-19: a utilização do KoboToolBox para coleta e gerenciamento de dados em pesquisas

Autores

Palavras-chave:

ensino remoto, kobo toolbox, Paranatainga-MT

Resumo

O ensino remoto, única possibilidade encontrada diante da crise causada pela pandemia do Covid-19, revela a desigualdade existente entre estudantes da mesma rede de ensino, neste caso a rede estadual de Mato Grosso no Município de Paranatinga, sendo que um número próximo de 40% dos estudantes dessa rede não conseguiram acessar plataformas on-line que os permita interagir com seus professores e seus colegas, processo este de suma importância para a aprendizagem. Com o uso do KoboToolBox e do KoboCollect foi possível realizar a elaboração do formulário, coleta e gerenciamento dos dados, que nos permitiram apresentar um retrato do atendimento feito aos estudantes na rede estadual de Mato Grosso nas três escolas de Paranatinga, de maneira muito prática e eficiente.

 

Biografia do Autor

Evandro César Clemente, Professor Associado na Unidade Acadêmica de Estudos Geográficos da Universidade Federal de Jataí (UFJ)

Professor Associado na Unidade Acadêmica de Estudos Geográficos da Universidade Federal de Jataí (UFJ). Possui Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Márcio Rodrigues da Silva, Professor Associado na Unidade Acadêmica de Estudos Geográficos da Universidade Federal de Jataí (UFJ).

Professor Associado na Unidade Acadêmica de Estudos Geográficos da Universidade Federal de Jataí (UFJ). Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás, mestrado e doutorado em Geografia pelo IESA/UFG.

Referências

CAVALCANTI, L.S. Cotidiano, mediação pedagógica e formação de conceitos: uma contribuição de Vygotsky ao ensino de geografia. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 185-207, maio/ago. 2005

FILHO, A. L. F.; ANTUNES, C. da F.; COUTO, M. A. C. Alguns apontamentos para uma crítica da educação a distância (EaD) na educação brasileira em tempos de pandemia. Rev. Tamoios, São Gonçalo (RJ), ano 16, n. 1, Especial COVID-19. pág. 16-31, maio 2020

KoBoToolbox. Disponível em: <https://www.KoBoToolbox.org/>. Acesso em: 10 out. 2020.

MOTA JUNIOR. C. R.; CUNHA, J. M. As tecnologias de informação e comunicação (TIC) como ferramenta em pesquisas acadêmicas: análise do software KoBoToolbox. Revista Brasileira de Iniciação Científica, Itapetininga, n. 9, pág. 13–21, 2017.

ROLDÃO, M C. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação v. 12 n. 34 jan./abr. 2007 pág. 94-103

SANTANA FILHO, M. M. Educação geográfica, docência e o contexto da pandemia Covid-19. Rev. Tamoios, São Gonçalo (RJ), ano 16, n. 1, Especial COVID-19. pág. 3-15, maio 2020

SILVA, S. S.; SILVA, M. R. Utilização do Kobotoolbox como ferramenta de otimização da coleta e tabulação de dados em pesquisas científicas. Revista Geoambiente, Jataí-GO | n 36 | Jan-Abr/2020 pág.122-140

VYGOTSKY, Lev Semenovich; LURIA, A. R.; LEONTIEV, Alex N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. Tradução de: Maria da Pena Villalobos. - 11a edição - São Paulo: ícone, 2010.

Downloads

Publicado

2022-12-12

Como Citar

Ferreira dos Santos Neto, B., César Clemente, E., & Rodrigues da Silva, M. (2022). O acesso dos alunos da rede estadual de Paranatinga (MT) ao ensino remoto diante da pandemia do covid-19: a utilização do KoboToolBox para coleta e gerenciamento de dados em pesquisas. Revista Geoaraguaia, 12(2), 204–223. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/14124