Uma Análise Sobre o Percurso Formativo Para o Ensino de Geografia No curso de Pedagogia

Autores

Palavras-chave:

Formação de professores, Ensino de Geografia, Anos iniciais do ensino fundamental

Resumo

Este texto apresenta alguns resultados da pesquisa realizada sobre formação para o ensino de Geografia no curso de Pedagogia. Cujo objetivo principal foi investigar a formação inicial específica em Geografia dos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental.  Analisamos o percurso formativo dos acadêmicos na disciplina de Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Geografia, no curso de Pedagogia – Unioeste/Francisco Beltrão. Foram inqueridos 64 acadêmicos, em três diferentes momentos, em 2017 e foram analisados os planos de aula de Geografia desenvolvidos para o estágio. A análise dos dados se ancora em Bardin (1977). Autores como Santos (2008, 2012), Cavalcanti (2012), Callai (2005) sustentam a análise sobre o ensino de Geografia e a formação necessária. Como resultado observou-se que ao final da disciplina se ampliou o que os acadêmicos sabiam de Geografia. Entretanto, a forma e o conteúdo geográfico encontrados no estágio esteve mais presente nas suas aulas. O que ensinaram esteva mais ligado ao que sabiam previamente, do que com relação a disciplina do curso.

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Publicado

2022-10-25

Como Citar

Sbardelotto, V. S., & Francischett, M. N. (2022). Uma Análise Sobre o Percurso Formativo Para o Ensino de Geografia No curso de Pedagogia. Revista Geoaraguaia, 12(especial), 116–141. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/13609