Educação Geográfica Para a Cidadania na Perspectiva do Currículo de Teresina/Piauí/Brasil

Autores

Palavras-chave:

Educação Geográfica, Currículo, Cidadania, Teresina

Resumo

Educar para a cidadania significa formar pessoas autônomas, que conheçam e exerçam os seus direitos e deveres em sociedade, a partir de discussões científicas realizadas em situações de ensino-aprendizagem escolar por meio da mediação didática. Nesse contexto, o texto tem como objetivo discutir a contribuição da disciplina Geografia, enquanto integrante da estrutura curricular utilizada na rede municipal de ensino de Teresina/PI, como possibilidade para a formação cidadã na realidade escolar. A pesquisa bibliográfica em educação geográfica para a cidadania fundamentou-se em Callai (2001; 2018), Cavalcanti (2012) e García-Perez (2021) e a pesquisa documental a partir de Brasil (2018) Base Nacional Comum Curricular-BNCC e do Novo Currículo para Geografia conforme Teresina (2018). Devido à complexidade de estudar todos os anos, optou-se pelos anos iniciais (do 1º ao 5º ano) com vistas a perceber as características da formação e promoção da cidadania a partir do ensino de Geografia com ênfase nas unidades temáticas e objetos do conhecimento. Concluiu-se que a valorização de práticas educativas na perspectiva da construção da cidadania, pois foi revisado e atualizado de acordo com as orientações da BNCC. Dessa maneira, a Geografia é necessária como contribuição no processo de ensino-aprendizagem, ao promover reflexões sobre a sua vivência, em parceria com docentes, currículo e escola, no sentido de que os conhecimentos geográficos no currículo sejam estudados e não se caracterizem meramente como utopia.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 12 nov. 2021

CALLAI, Helena Copetti. Educação geográfica para a formação cidadã. Revista de Geografia Norte Grande, v. 70, p. 9-30, 2018. Disponível em: http://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S071834022018000200009&lng=es&nrm=iso. Acesso em 16 set 2021.

CALLAI, Helena Copetti. MORAES, Maristela Maria de. EDUCAR PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ NA ESCOLA. Scripta Nova, Revista Electrónica de Geografía y Ciencias sociales, nº 494 (02), 2014. Disponível em: https://revistes.ub.edu/index.php/ScriptaNova/issue/view/1288. Acesso em 15 set. 2021.

CALLAI, Helena Copetti. MORAES, Maristela Maria de. EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA, CIDADANIA E CIDADE. ACTA Geográfica, Boa Vista, Edição Especial 2017. p.82-100. Disponível em: https://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4771. Acesso em 01 set. 2021.

CALLAI, Helena Copetti. A Geografia e a escola: muda a Geografia? Muda o ensino? Terra Livre, São Paulo, n. 16, p. 133-152, 2001. Disponível em: https://www.agb.org.br/publicacoes/index.php/terralivre/issue/archive?issuesPage=2#issues. Acesso em 21 set. 2021.

CAVALCANTI, Lana de Souza. O ensino de Geografia na escola. Papirus: Campinas-SP, 2012.

DEON, Alana Rigo. CALLAI, Helena Copetti. A Educação Escolar e a Geografia como Possibilidades de Formação para a Cidadania. CONTEXTO & EDUCAÇÃO: Editora Unijuí, Ano 33, nº 104, p. 264-290. 2018. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/6741. Acesso em 15 set. 2021.

GARCÍA-PEREZ, Francisco Florentino. Algunas dificultades del professorado de Geografía para educar en ciudadanía. Didacticae, 2021, p.9, 39-52.

SACRISTÁN, Jose Gimeno. Saberes e incertezas sobre o currículo. 1ª ed. Editora Pense. 2012.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

SOUTO, Xosé Manuel. CLAUDINO, Sérgio. Construímos uma educação geográfica para a cidadania participativa. O caso do Projeto Nós Propomos!. Signos Geográficos, Goiânia-GO, V.1, 2019. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/signos/article/view/59171. Acesso em 02 out. 2021.

TERESINA, Prefeitura Municipal de. Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Novo Currículo para Geografia. Teresina: PMT, 2018. Disponível em: https://semplan.teresina.pi.gov.br/wp-content/uploads/sites/46/2019/06/Curriculo_SEMEC_Teresina_2018.pdf. Acesso em 12 nov. 2021.

YOUNG, Michael. Para que servem as escolas? Educ. soc., v. 28, n. 101, p. 1287-1302, 2007.

Downloads

Publicado

2022-10-25

Como Citar

Silva Neto, M., Silva, F. D. P. R., & Araújo, R. L. (2022). Educação Geográfica Para a Cidadania na Perspectiva do Currículo de Teresina/Piauí/Brasil. Revista Geoaraguaia, 12(especial), 80-95. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/13552