Educação Geográfica Para a Cidadania na Perspectiva do Currículo de Teresina/Piauí/Brasil

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Palavras-chave:

Educação Geográfica, Currículo, Cidadania, Teresina

Resumo

Educar para a cidadania significa formar pessoas autônomas, que conheçam e exerçam os seus direitos e deveres em sociedade, a partir de discussões científicas realizadas em situações de ensino-aprendizagem escolar por meio da mediação didática. Nesse contexto, o texto tem como objetivo discutir a contribuição da disciplina Geografia, enquanto integrante da estrutura curricular utilizada na rede municipal de ensino de Teresina/PI, como possibilidade para a formação cidadã na realidade escolar. A pesquisa bibliográfica em educação geográfica para a cidadania fundamentou-se em Callai (2001; 2018), Cavalcanti (2012) e García-Perez (2021) e a pesquisa documental a partir de Brasil (2018) Base Nacional Comum Curricular-BNCC e do Novo Currículo para Geografia conforme Teresina (2018). Devido à complexidade de estudar todos os anos, optou-se pelos anos iniciais (do 1º ao 5º ano) com vistas a perceber as características da formação e promoção da cidadania a partir do ensino de Geografia com ênfase nas unidades temáticas e objetos do conhecimento. Concluiu-se que a valorização de práticas educativas na perspectiva da construção da cidadania, pois foi revisado e atualizado de acordo com as orientações da BNCC. Dessa maneira, a Geografia é necessária como contribuição no processo de ensino-aprendizagem, ao promover reflexões sobre a sua vivência, em parceria com docentes, currículo e escola, no sentido de que os conhecimentos geográficos no currículo sejam estudados e não se caracterizem meramente como utopia.

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Publicado

2022-10-25

Como Citar

Silva Neto, M., Silva, F. D. P. R., & Araújo, R. L. (2022). Educação Geográfica Para a Cidadania na Perspectiva do Currículo de Teresina/Piauí/Brasil. Revista Geoaraguaia, 12(especial), 80–95. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/13552