Imagens de Povos Indígenas em Livros Didáticos de Geografia: Elementos Para Pensar Alteridades e Diferença na Produção do Conhecimento
Palavras-chave:
FOTOGRAFIA; LIVRO DIDÁTICO; POVOS INDÍGENAS; GEOGRAFIA ESCOLARResumo
Nosso objetivo neste texto é problematizar, a partir de fotografias presentes em livros didáticos de Geografia dos anos iniciais do Ensino Fundamental, como os povos indígenas são apresentados e de que modo essas imagens contribuem para a constituição e/ou reprodução de determinadas concepções sobre os indígenas. Para isso, selecionamos fotografias presentes em duas coleções de livros didáticos de Geografia aprovadas no PNLD de 2019 e observamos que, a maioria delas, apresenta generalizações que podem reforçar e reproduzir ideias preconceituosas ou estereótipos sobre os indígenas. A repetição dos mesmos elementos para apresentar os indígenas, tais como a ornamentação corporal com pintura ou adornos, moradias localizadas em áreas de florestas e/ou em espaços não urbanos e construídas com materiais considerados “rudimentares e primitivos” contribuem para a ideia de que esses povos são todos iguais e fixos no passado. Além dessas, identificamos em número inferior, outras fotografias nas quais os indígenas não estão associados ou restritos a essa caraterização ao aparecerem em espaços e contextos urbanos, em situações de estudo, trabalho, consumo ou outras atividades e utilizando produtos comuns às sociedades não indígenas. Assim, destacamos a importância de problematizar essas imagens visando desconstruir estereótipos sobre os povos indígenas contribuindo para a afirmação da diferença e produção da alteridade como fundamentos do conhecimento geográfico escolar
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