Análise do livro didático de geografia no ensino médio do Colégio Dr. Pedro Ludovico Teixeira-Porto Nacional-TO
ANALYSIS OF THE GEOGRAPHY TEACHING BOOK IN HIGH
Resumo
A Geografia é entendida como uma ciência social que visa explicar e compreender a realidade dos fatos que ocorrem na sociedade. Na prática educativa, a Geografia é uma área do conhecimento capaz de integrar o aluno ao meio em que vive. O ensino de Geografia tem como objetivo a formação de indivíduos que sabem ler o espaço, que consiga analisar o sistema e as estruturas que produzem a sua organização. O Livro Didático - LD é um dos recursos pedagógicos mais utilizados em sala de aula, tanto pelos alunos, quanto pelos professores. Como ferramenta pedagógica, é preciso dar destaque para a importância e utilização dos LDs no ensino de Geografia em sala de aula. Esta pesquisa procura analisar a importância do uso do LD de Geografia, no ensino médio, assim como, instrumento de ensino na prática didática, investigando sua utilização em sala de aula pelos alunos e professores do Colégio Dr. Pedro Ludovico Teixeira. Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva de natureza quali-quantitativa, embasada por pesquisas bibliográficas e por uma pesquisa de campo com 53 alunos e um professor de Geografia do Ensino Médio do Colégio Dr. Pedro Ludovico Teixeira. Os resultados apontam que a importância e a utilização do LD de Geografia dentro da sala de aula têm papel significativo na prática didática e pedagógica dos professores e os alunos, pois auxiliam o professor desde o planejamento até a execução de suas atividades.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Geoaraguaia poderá solicitar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua. Se necessário, alguns ajustes normativos podem ser feitos pela revista, porém respeitando o estilo dos autores.
As provas finais não serão enviadas aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.