As Potencialidades da Licenciatura em Educação do Campo da UNB Para o Fortalecimento da Identidade Territorial Camponesa
Resumo
No Brasil os movimentos sociais do campo se uniram para a elaboração de um projeto de educação no/do campo que valorize a identidade territorial camponesa. Nesse contexto, este trabalho buscou compreender qual o potencial que o curso de Licenciatura em Educação do Campo ofertado pela Universidade de Brasília – Planaltina-DF tem para o fortalecimento da identidade territorial camponesa. Para tanto, realizou-se revisão bibliográfica de conteúdos ligados ao tema da pesquisa, pesquisa documental, entrevistas com o corpo docente do curso e aplicação de questionários aos estudantes concluintes. Finda a pesquisa, foi possível perceber que o curso considera o cotidiano do estudante como elemento crucial no processo de ensino-aprendizagem, proporcionando, assim, na percepção dos estudantes, uma valorização de sua identidade territorial.
Palavras-chave: identidade territórial; educação do campo; camponês.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Geoaraguaia poderá solicitar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua. Se necessário, alguns ajustes normativos podem ser feitos pela revista, porém respeitando o estilo dos autores.
As provas finais não serão enviadas aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.