Extensão Universitária e Proposta Curricular: Desafios entre teoria e Prática na Formação de Professores de geografia no norte de Tocantins
Palavras-chave:
Ensino superior. Docência. Comunidade. Responsabilidade social.Resumo
No Brasil, a partir dos anos sessenta do século XX, as universidades procuram se integrar ao papel transformador de desenvolvimento regional nas áreas de ensino e de pesquisa, sendo que a realidade socioeconômica da comunidade tornou-se função da Extensão universitária. O objetivo desse artigo é refletir sobre a Extensão universitária na formação de professores de Geografia no norte do Estado do Tocantins. Essa análise é resultante de trabalhos realizados na Universidade federal do Tocantins, no Campus da cidade de Araguaína-TO. A metodologia qualitativa serviu como suporte de pesquisa bibliográfica e documental. A abordagem teórica apresenta a trajetória da Extensão universitária no Brasil. Os documentos analisados foram o Plano de Desenvolvimento Institucional-PDI (2016-2020), a Proposta pedagógica- PPC (2009) do curso de Geografia, a Resolução da extensão na educação brasileira de nº 7 de 2018 e relatórios pessoais oriundos de resultados parciais de pesquisa e de projetos de extensão desenvolvidos na Universidade Federal do Tocantins/Campus-Araguaína. Esses dados revelam que apesar de constar nas resoluções e propostas curriculares, existem de modo geral inúmeras dificuldades de compreensão conceitual da Extensão Universitária. Os modelos postulados pelas maiores universidades públicas brasileiras a partir do tripé indissociável do ensino, pesquisa e extensão inviabiliza o entendimento teórico e prático das ações de extensão nos diversos cursos de ensino superior distribuídos pelo Brasil. Portanto, a conceituação da extensão universitária precisa ser discutida, no sentido, de orientação indissociável ou a articulação da extensão ao ensino e a pesquisa, na melhoria da responsabilidade social e da qualidade da educação superior no Brasil.
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